Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

mais especificamente, da Guerra Fria, em três filmes do gênero terror (O Exorcista, O Massacre da Serra Elétrica e Alien, o Oitavo Passageiro) produzidos nesse período de tempo. O método empregado na realização da pesquisa é o descritivo: parte da observação, para então analisar, estabelecendo a natureza e as características do fenômeno e relacionando-as.
A metodologia de Vanoye e Goliot-Lété e a de Felici e Tarín não procuram seccionar o filme, recortando cada plano e estudando-os separadamente. Estes autores vêem uma película como algo muito maior do que a soma de suas partes. Preocupam-se em analisar não apenas a coerência interna do texto, como também toda a “periferia” da produção: as condições de realização, distribuição e exibição, e os aspectos históricos, sociológicos e econômicos, ou seja, tudo o que cerca a criação de um filme e a conseqüente entrega do produto final ao público. Especialmente no cinema hollywoodiano, todas essas variáveis se refletem na obra de uma forma que afeta a própria geração de sentido, tornando-se, no mínimo, algo negligente desvencilhar o contexto geral do significado do texto.
No que se refere à geração de sentido, Vanoye e Goliot-Lété apontam como um dos campos de análise aquele onde o sentido vem do próprio texto. Este possui uma coerência interna que “foge” das intenções do autor, ou seja, o texto “fala por si”, e essa autonomia de sentido deve-se, em boa parte, ao momento vigente, que acaba por moldar a obra.
No caso da presente pesquisa, o foco estará na coerência interna dos filmes, frisando que, quando falamos de coerência interna, levamos em conta a já citada “periferia” das produções (contextos históricos, sociológicos e econômicos), a qual, segundo a metodologia de Felici e Tarín, afeta o produto final de maneira indissolúvel.
 
ANÁLISE DOS FILMES
 
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Pode-se dizer que O Massacre da Serra Elétrica é um filme atípico. Fruto da efervescência do gênero terror nos anos 1960 / 1970, quando o estilo se consagrava nas bilheterias como nunca até então (basta tomar como exemplo O Exorcista e O Bebê de