Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

dedica não apenas a prestar reverência ao gênero e a majorar a bibliografia sobre o assunto, mas também a encontrar, por trás da suposta alienação dos filmes de terror, engrenagens muito mais complexas – um mecanismo tão silencioso quanto o foi a Guerra Fria.
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
Livros
 
AUMONT, J. A quoi pensent les films.Paris: Séguier, 1996.
BEYLIE, C. As obras-primas do cinema.São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BLATTY, W. P. O exorcista.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1972.
BORDWELL, D. El significado del filme. Inferencia y retórica en la interpretación cinematográfica.Barcelona: Paidós, 1995..
CREED, B. The monstruous-feminine. Film, feminism, psychoanalysis.Londres: Routledge.1993.
DIAS Junior, J. A.; ROUBICEK, R.  Guerra Fria - A era do medo.Rio de Janeiro: Ática, 1999.
FARIA, R. M.; MIRANDA, M. L.  Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial.São Paulo: Contexto, 2003.
FELICI, J. M.; TARÍN, F. J. G. (editores). Metodologías de análisis del film.Madri: Édipo,  2007.
FIELD, S. Quatro roteiros.Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.
GARDIES, A.  Le récit filmique.Paris: Hachette, 1993.
KING, S. Dança macabra.Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
LE FANU, J. S.  Carmilla – Morrer de prazer, seguido de Chá verde.São Paulo: Brasiliense,  1985.
MAGNOLI, D. Da Guerra Fria à détente: política internacional contemporânea.Campinas: Papirus, 1988..
McINTEE, D. Beautiful monsters: the unofficial and unauthorised guide to the Alien and Predator films.Surrey: Telos, 2005.
PETTA, N. L. DE. História - Uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 1999.