Revista Rua


Guerra Fria, Sangue Frio: As Conexões entre o Cinema de Terror e a Paz Armada
Cold War, Cold Blood: The Connections between Horror Movies and the Armed Peace

Marcelo Eduardo Marchi

Já a análise de Alien, o Oitavo Passageiroteve início situando o filme em um cenário cultural bastante peculiar, quando os blockbusters começavam a ditar não apenas o gosto do grande público, como também, óbvia e conseqüentemente, os interesses dos produtores e estúdios.
Em meio a tantas relações que podemos destacar entre os três filmes, vamos começar pela forma como algumas características narrativas agem no intuito de imprimir a O Massacre da Serra Elétrica” e O Exorcista” um tom de veracidade. No primeiro, certo direcionamento documental dá-se através de alguns recursos típicos de filmes deste gênero. O estilo de direção e mesmo o orçamento escasso ajudam a conferir à película certo tom de realismo.
O Exorcista opta por um estilo de cinema fantástico, porém King, como já citado, chama atenção para sua característica de documentário sociopolítico, que eclode por meio de uma metáfora que remete à insegurança e incompreensão dos pais da geração hippie diante da mudança de comportamento de seus filhos, fossem eles partidários da contracultura ou soldados no Vietnã.
O clima de desencanto instaurado entre a juventude hippie no final da década de 1960, com o esfacelamento do sonho do flower power, a reação dos setores mais conservadores da sociedade e a Guerra do Vietnã, resultou em um olhar crítico e sem concessões sobre o excludente american way of life, e é esse olhar que examina, com desalento, o cenário do interior do Texas e seus habitantes em O Massacre da Serra Elétrica . Vários elementos da Guerra do Vietnã e do filme, inclusive, relacionam-se entre si, criando um interessante paralelo.
Em Alien, o Oitavo Passageiro, a exclusão do american way of life é contemplada por meio de uma desesperançada visão de tendência esquerdista sobre o futuro da humanidade, que, a despeito de todo o desenvolvimento científico e tecnológico, continuaria a padecer de males tão característicos do século XX, entre os quais as crises de abastecimento, como a do petróleo, em pleno desenrolar quando da época do lançamento do filme.
A Crise do Petróleo, com seus reflexos na economia e na ordem social, é igualmente metaforizada, tanto em O Massacre da Serra Elétrica quanto em O Exorcista. Ela exerce um papel que influencia o enredo do primeiro, e, no segundo, surge através do cenário onde