Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

próprios discursos das mulheres da amostra, tentando compreender os sentidos produzidos pela língua por/para os sujeitos (ORLANDI, 2007: 17).
Orlandi (2007: 15) entende que a AD trata do discurso, e este é “assim palavra em movimento, prática de linguagem”, e ao estudá-lo observa-se o homem falando. O que o sujeito diz “tem relação com o seu lugar, isto é, com as condições de produção de seu discurso, com a dinâmica de interação que estabelece na ordem social em que ele vive” (ORLANDI, 2006: 138).
O procedimento analítico buscou observar as regularidades enunciativas e os deslizamentos perceptíveis nos discursos das mulheres acometidas pelo câncer de mama, identificando posteriormente quais formações discursivas estariam presentes nos mesmos. Segundo Orlandi (2007:  43), “a formação discursiva se define como aquilo que numa formação ideológica dada, ou seja, a partir de uma posição dada em uma conjuntura sócio-histórica dada, determina o que pode e deve ser dito”. A partir dessas estratégias de análise, nos foi possível identificar algumas pistas deixadas pelos sujeitos e conseqüentemente os sentidos produzidos.
Desta maneira os procedimentos metodológicos levaram em consideração duas noções fundamentais: a paráfrase, que, de acordo com Orlandi (2007: 36) diz respeito àquilo que se mantém, o retorno aos mesmos espaços do dizer e a metáfora, ou seja, se relaciona ao uso de uma palavra por outra (ORLANDI, 2007; 80):
Observemos abaixo alguns exemplos e os respectivos procedimentos analíticos:
 
EXEMPLO 01
 
S1: [...] Eu me soltei mais. Eu era muito retraída. Dança? Eu nunca tinha dançado, né?
 
S4: É, é, essa mudança é para o social. Eu me socializei mais.
 
S5: Tem. Igual eu falo com meus filhos, eu era muito tímida. Eu tinha problema, era caladinha, quietinha, num abria a boca, num falava nada, ficava sempre quietinha [...].
 
Destacamos nos exemplos acima a presença tanto da paráfrase, quanto da metáfora. As mulheres repetem, por exemplo, o fato de serem, anteriormente caladas, tímidas e ainda