Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

METODOLOGIA
 
Esta é uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, tendo como suporte metodológico a Análise do Discurso (AD), em sua vertente francesa. Foi desenvolvida no Projeto Vida Presente da cidade de Montes Claros-MG, sendo o mesmo aprovado como projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, no ano de 2008, tendo como propósitos: oferecer um programa sistematizado de atividade física para mulheres com câncer de mama e ao mesmo tempo oportunizar um espaço que permita a troca de experiência e possibilite a sociabilidade.
Após o ingresso da pesquisadora na equipe multidisciplinar do projeto que conta com assistência médica, fisioterápica, psicológica e do profissional de Educação Física, a mesma permaneceu, durante um ano, como voluntária e na posição de professora de dança das mulheres participantes do programa. Desta maneira foi possível um primeiro contato, uma primeira via para apreensão, entendimentos, questionamentos, o que posteriormente gerou um problema de pesquisa.
A partir dos ajustes que se fizeram necessários, iniciamos nossa coleta de dados. Para efetuar a coleta utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento, sendo que a mesma continha nove questões abertas e foram permeadas pelas seguintes questões: 1) experiência de ser portadora de um câncer de mama, 2) o significado do câncer na vida de mulheres participantes de grupo de apoio e 3) as possíveis mudanças ocorridas desde o diagnóstico ao tratamento.
Para realização deste estudo entrevistamos seis mulheres, participantes do referido projeto há no mínimo dois anos. A idade das mulheres do projeto vai dos 40 aos 80 anos (população de estudo) e a amostra da pesquisa vai dos 44 aos 66 anos, sendo que todas elas foram diagnosticadas com câncer de mama, já haviam concluído o tratamento, estando em acompanhamento. Todas as referidas mulheres passaram por intervenção cirúrgica, ou seja, são mastectomizadas.
As entrevistas realizadas constituíram-se como o corpus do referente estudo, sendo analisado segundo procedimentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso para a compreensão da linguagem verbal, sendo confrontados com a literatura estudada e com os