Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

desta maneira que em cada tempo histórico, “alteram-se também os enunciados fundamentais das práticas discursivas”, sendo que o que ocorre “é que a transformação no poder das instituições sociais se faz acompanhar de uma transferência de poder entre enunciados”.
Sobre a questão acima levantada entendemos que a atividade física continuará sendo de responsabilidade da Educação Física, porém, abrem-se duas questões: uma sobre quais fatores realmente estariam motivando o sujeito a essa prática e ainda refletirmos sobre a atividade física e a área do conhecimento a qual ela pertence, como especificidade.
No que diz respeito ao significado da atividade física para as mulheres do Projeto Vida Presente, nos pareceu, que para algumas, inclusive, já ocorreu um entendimento da importância dos exercícios e estes como parte da rotina, mesmo quando elas não estão no contexto do projeto. Mas existem aí outros pontos importantes a serem considerados, como, por exemplo, a presença de um profissional para acompanhar a prática e/ou o fato de em suas casas outras ocupações poderiam dificultar ou reduzir o tempo para a mesma.
 
E quando eu num faço aí, que eu lembro eu faço em casa [..]. Hoje mesmo eu falei: ô diá, se eu lembrasse que Fernanda ia fazer aquilo eu tinha trazido a máquina do meu menino pra filmar, que aí ele colocava na televisão, pra eu poder fazer exercício em casa, a hora que eu não pudesse vim. Que eu fazia a noite ou então de manhãzinha, na hora que eu acordo. Então, me ajudou demais e me ajuda demais (S5).
 
 
Temos os dizeres de (S4) “[...] Claro que tem uns exercícios que eu num posso, eu sei que eu num posso, né?” revelando uma possível compreensão sobre o que seu corpo suporta, sobre quais exercícios podem ser eficazes ou prejudiciais, e a carga de trabalho pode e deve ser considerada nesse exercitar-se, até mesmo pelas particularidades do próprio grupo.
Ainda sobre estas limitações Prado et al. (2004: 499) verificaram em pesquisa que dentre as mulheres que não identificaram barreiras na adesão à atividade física, estas “explicaram que essa atividade deveria ser feita de acordo com o limite de cada uma delas e de forma a produzir prazer na sua realização, sendo que, o fato de fazer com que se sintam bem, faz com ela aconteça naturalmente. “Acreditamos que sentir prazer na realização da