Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

atividade física é o primeiro passo para que a prática seja incorporada na rotina diária” (PRADO et al., 2004: 498).
 
Então, juntou tudo isso, a atividade física serviu pra: perder peso, parar com essas dores, alongou, alongar tudo e eu me senti bem melhor, muito mesmo (S4).
 
[...]Que ajuda a soltar os braços, a num segurar tanto, num pegar... A ensinar a postura que já num... Eu sentia uma dor nas costas, você precisa de ver, só faltava morrer, a hora que eu chegava, que eu sentava... Hoje eu sento na Igreja, tranquila, ô. Cadê a dor nas costas? Nunca mais eu senti (S5).
 
 
Vale a pena considerar nos enunciados uma presença da equipe de saúde, ou a importância de outros profissionais da área em questão. Foi possível encontrar regularidades enunciativas no que diz respeito à presença dos vários profissionais envolvidos no grupo de apoio, destacando-se a complementaridade e o diálogo entre as diferentes áreas: [...] “parece que falta, os exercícios que eu faço com o outro”... (S5). Os fisioterapeutas, por exemplo, são lembrados, pelo auxílio com relação a problemas articulares, mas ainda parece acontecer uma certa confusão com relação ao que é específico de cada área:
 
[...]Eu num faço muito exercício lá na fisioterapia com doutora Simone, que ela faz a drenagem no braço. Então os exercícios, eu faço aí [...] (S5).
 
[...] Na época que nós... a gente fez pouca atividade, eu tive que retornar no médico e passar a tomar aquele monte de remédio. Tive problema no joelho, que eu tava mancando, que nunca tinha acontecido. Aí a hora que retornou a fisioterapia, sumiu [...] (S4).
 
 
Gostaríamos de finalizar com uma colocação que nos parece bem pertinente e da qual não poderíamos nos abster: pelos discursos das mulheres com as quais realizamos esta pesquisa foi possível entender que o que elas buscam parece estar mais próximo de uma “atividade corporal” do que de uma “atividade física”. A importância parece ter sido dada