Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

Neste sentido focalizaremos nossos esforços no sentido de apresentarmos a atividade física enquanto prática corporal e sua relação com o câncer. Prática corporal, porque ocorre sobre o corpo, no que Le Breton (2006:  39) chamou de técnicas do corpo, ao recordar Mauss. E essa técnica, sob esse ponto de vista, é considerada uma construção sócio-cultural, e não somente física e biológica. Por essa razão, levantamos questões com relação a quais são as atribuições e os aspectos relacionados a esta patologia e a atividade física, quais os mecanismos aí envolvidos, não nos limitando apenas aos aspectos fisiológicos e efeitos crônicos dos praticantes, mas levando em consideração outros aspectos como: a possível intervenção nas relações e no convívio social, numa acepção ampla da referida relação atividade física e câncer e do conceito do que vem a ser saúde.
Importante ressaltar que concordamos com um pensamento que amplia o olhar sobre o corpo, e o processo saúde-doença, não admitimos como eixo norteador da discussão, apenas o viés biológico da “atividade física”, vislumbramos considerar, também, as contribuições que outras interfaces do conhecimento podem nos oferecer para a compreensão da problemática complexa pertinentes ao tema (PALMA; ESTEVÃO; BAGRICHEVSKY, 2003: 8).
Diante de tal problemática relacionada ao sujeito e ao câncer, muito nos interessa os impactos sobre o ser social e as mudanças advindas da “posição sujeito”, mulher com câncer, não no sentido de uma categorização dessa posição, mas no sentido daquilo que se relaciona e constitui o sujeito. O que chamamos aqui de “posição sujeito” é colocado por Orlandi (2007: 40) como os diferentes lugares que se fazem valer na comunicação, aquilo que significa no discurso são exatamente estas posições, e elas assim o fazem, em relação ao contexto sócio-histórico e à memória (o saber discursivo, o já-dito).
Há nesse sentido que considerarmos as reflexões, os problemas, os cuidados com o corpo, por exemplo, como uma dimensão da cultura corporal, que constitui um campo de atuação e investigação da Educação Física; “um fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, e sobre o qual são exercidas influências da estrutura social vigente” (CARVALHO apud LUZ, 2007:  27).
Ao nos referirmos ao adoecer de câncer de mama se faz necessário o reconhecimento dos aspectos relacionados a essa doença e o entendimento de como a mesma atinge o sujeito acometido por ela. As interferências sobre a sociabilidade do ser e