Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

de mama é bastante variado e para que se realize uma terapia ideal, devem ser levados em consideração fatores individuais relativos ao paciente e as características próprias do tumor.
Neste sentido Vieira e Queiroz (2006: 63) atentam para o momento em que a mulher se depara com o diagnóstico de câncer, pois a partir daí seu modo de vida e suas relações interpessoais passam a ser objetos de reflexão e questionamentos, além de passar a lidar com um aspecto peculiar, assumir um novo papel, além de todos aqueles anteriormente desempenhados por ela, o papel de doente, e neste caso, “doente de câncer”.
Maruyama et al. (2006: 173) enfatiza que esta é uma doença associada a uma rede de significações vinculadas às questões sociais e culturais, ligada a uma morbidade e mortalidade significativa na história da humanidade, e que deve ser compreendida pelos profissionais da saúde no processo de cuidar das pessoas com câncer. E este “cuidado” envolverá uma rede, um complexo suporte para que a pessoa que enfrenta essa situação se sinta atendida: apoio psicológico, médico, fisioterápico, psiquiátrico, ocupacional, atividades corporais, levando em consideração as diferentes maneiras que a doença atingirá os diferentes sujeitos.
 
ATIVIDADE FÍSICA E CÂNCER
 
No que diz respeito à atividade física e saúde, é interessante considerar as reflexões de Carvalho (2001: 10), onde a autora traz um debate sobre quem é o “sujeito” nessa relação, ou sobre a importância do mesmo estar explícito, de ser relevado “quem” é o praticante da atividade física e não somente o que se pratica e o porquê.
Em pesquisas realizadas por Prado (2001: 12), a atividade física é conceituada como exercícios bem planejados e estruturados, realizados repetitivamente, trazendo benefícios aos praticantes minimizando seus riscos através da orientação e controle adequado. Em geral, os exercícios realizados regularmente e de forma correta aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Isso quer dizer uma melhora significativa da qualidade de vida.
Com o passar dos anos, o aumento das pesquisas e algumas descobertas importantes a respeito do câncer, houve uma contribuição no sentido de aumentar a expectativa de vida daqueles já acometidos pela doença e ainda de detectar precocemente a mesma, garantindo