Revista Rua


Um Olhar sobre o Câncer de Mama: a Atividade Física e seu Significado para Mulheres Participantes de Grupo de Apoio
A Look at Breast Cancer: A Physical Activity and Its Significance for Participants of Women Support Group

Fernanda de Souza Cardoso, Eliana Lúcia Ferreira

A Educação Física, como área da saúde, tem ampliado suas possibilidades de atuação, cada vez mais estes profissionais são inseridos em novas perspectivas de atuação. A atividade física tem se tornado uma grande aliada nos mais diversos momentos da vida do ser humano. Ela deixou de ser uma prática somente de corpos “saudáveis” para ser uma prática dos corpos que clamam por estar “saudáveis”, ou seja, sua relação com o processo saúde-doença é bastante evidenciada.
Palma (2000: 97) destaca queé possível relacionar a atividade física a “alterações positivas para combater ou prevenir o aparecimento de diversas doenças, tais como: doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, osteoporose, entre outras”, e o sedentarismo apareceria então como fator de risco para estas doenças.
 
Para Fabbro, Montrone e Santos (2008: 534), cuidar de mulheres que enfrentaram um câncer e a cirurgia, em sua totalidade, é um desafio para os profissionais da saúde. “Não é suficiente o conhecimento técnico-científico e tecnologia avançada, é necessário oferecer suporte humano”. Desta forma, os grupos de apoio, de maneira geral, podem estar relacionados nesta conduta, no desenvolvimento de diversas atividades em busca do processo de cura:.
 
Sendo assim, o trabalho aqui apresentado se caracteriza, portanto, como uma busca no sentido de compreender sobre o significado da atividade física para mulheres acometidas pelo câncer de mama, que fazem parte de programas de grupo de apoio. Com a clareza de que a saúde está relacionada à história do indivíduo e deste com a sociedade, e de que ela é, assim, uma experimentação do indivíduo (BAGRICHEVSKY; ESTEVÃO; PALMA 2003: 19), buscaremos adiante nos exercitar no sentido de apresentarmos um diálogo dos aspectos relacionados ao corpo: que é biológico, mas que também é social.
O adoecer de câncer de mama, os conceitos, as características, os eventos e de que maneira o mesmo atingirá o sujeito; e ainda a relação do câncer com a atividade física, farão parte de nossa investigação na busca do entendimento como essa prática se significa numa formação discursiva dada, tendo como corpus para análise os dizeres de mulheres acometidas pelo câncer de mama.