Revista Rua


Algumas Práticas em Divulgação Científica: A importância de uma linguagem interativa
(Some Practices in the Science Popularization: the Importance of an Interactive Language)

Samuel Rocha de Oliveira

A nébula da Hélice (Helix Nebula in English), catalogada como NGC 7293, está a 700 anos-luz de nós do sistema solar. Ela está localizada na constelação de Aquários, na sua coxa esquerda, e é uma das nebulosas planetárias mais próximas da gente. Não tem planetas ainda, mas os gases que vemos coloridos nas nébulas foram produzidos e ejetados por uma estrela que explodiu e está em processo de envelhecimento. A principal camada externa na forma de anel tem uns dois anos-luz de diâmetro. Para colocar em perspectiva, o Sol está a quatro anos-luz da estrela Alpha Centauri C, também chamada de Proxima Centauri.
Em resumo, a nebulosa tem gases que vemos no nosso céu diurno, está relativamente longe e é enorme, mas se fosse visível a olho nu, teríamos que torcer para que a Lua não a cobrisse, pois o tamanho angular da Lua é de uns 30 minutos de arco (meio grau) enquanto a nebulosa da Hélice é de apenas 12 minutos de arco (um quinto de um grau). Além disto, a imagem só pode ser obtida com longa exposição do equipamento, que por sua vez precisou manter-se em contínuo ajuste para compensar o movimento da Terra.
Com esse resumo, trazemos o que já é conhecido para um leigo, com conhecimentos de ensino médio, e assim ele pode comparar com as informações dadas da nebulosa distante e inacessível. Ao permitir uma interação deste tipo mostramos que o processo não é tão simples quanto tirar uma fotografia em uma máquina fotográfica moderna, mas as idéias principais de como as imagens foram obtidas, processadas e finalmente compiladas são expressas.
 
MÃOS NA MASSA
 
Interagir com as idéias e as suas abstrações deve ser muito valorizado, mas, se for possível fazer uma interação física com o público alvo, melhores serão os resultados da divulgação. Esta é a nossa experiência a partir de dados empíricos.
Durante a apresentação no Fórum da Unicamp, o público pôde se manifestar de maneira binária usando dois cartões, um azul e outro vermelho. O objetivo foi mostrar que há um ganho ao permitir alguma participação efetiva do público. Com isto todos tiveram a chance de conhecer rapidamente a opinião dos presentes sobre questões levantadas durante a palestra.