Revista Rua


Algumas Práticas em Divulgação Científica: A importância de uma linguagem interativa
(Some Practices in the Science Popularization: the Importance of an Interactive Language)

Samuel Rocha de Oliveira

Figura 1 . Crédito: Paul Kalas (UCB), Michael Fitzgerald (LLNL/UCLA), Franck Marchis (SETI Institute/UCB), James Graham (UCB).

O evento que aconteceu em Júpiter é raro, isto é, não tem tido colisões em Júpiter todos os anos, mas não tão raro, pois já aconteceu outra colisão com um pequeno cometa em uma década.
Muitas destas informações não são reproduzíveis nem acessíveis para alguém interessado e assim ele tem que confiar nas exposições dos especialistas e do jornalismo científico. No entanto podemos sugerir ao leitor ou expectador algum tipo de ação que tenha significado para ele e esteja relacionado ao evento. Por exemplo, um objeto que cai e afunda na água de um lago tranqüilo deixa uma marca temporária na sua superfície, na forma de ondas que aos poucos desaparecem. Já uma pedra arremessada com força em areia seca deixa uma marca característica que só vai desaparecer se outros processos a eliminarem.
Ao informar ao leitor que uma marca ou mancha foi observada na superfície do planeta Júpiter com características semelhantes e intermediárias às da água e da areia seca que tenham absorvido uma pedra, trazemos o evento do espaço planetário para o cotidiano de um público muito maior que o de especialistas.