Revista Rua


Algumas Práticas em Divulgação Científica: A importância de uma linguagem interativa
(Some Practices in the Science Popularization: the Importance of an Interactive Language)

Samuel Rocha de Oliveira

público alvo. A objetividade e a precisão devem ser as maiores características dos artigos acadêmicos dirigidos ao mundo acadêmico especialista. Fora do contexto especializado, o texto é até cômico porque não faz sentido nem para a audiência nem para os próprios locutores.
 
IMAGEM OU AÇÃO
 
As imagens em divulgação científica podem resumir ou esconder longos processos de desenvolvimento. Consideramos uma prática saudável usar imagens que resumem e instigam com diagramas, animações etc., mas não devem esconder os processos envolvidos e outras informações relevantes.
Por exemplo: um relativamente pequeno objeto caiu em Júpiter em Julho de 2009. É interessante mostrar ao público leigo que um evento como este pode acontecer e pode até ser visto, não a olho nu, mas com telescópios avançados. Para dar noções rápidas de tamanhos, uma ilustração contém tanto uma parte do planeta Joviano quanto da Terra para mostrar a ordem de grandeza da escala envolvida no impacto.
Com esta comparação, a ilustração é bem-sucedida em alguma interação com aqueles que não são especializados em planetas, mas provavelmente conseguem se identificar com o planeta Terra.