Revista Rua


A ambiência, trilhando caminho - em direção a uma perspectiva internacional

Jean-Paul Thibaud

da rede tal como poderia desdobrar-se nos anos por vir. A fim de torná-la o mais dinâmica possível, tal rede internacional poderia apoiar-se em três argumentos de base:
            1. O domínio das ambiências pode ser implementado para fins muito diferentes e segundo uma grande diversidade de pontos de vista. Também, mais do que filiar a ambiência a um só problema ou modelo, tratar-se-ia de cultivar o pluralismo, seja de ordem teórica, disciplinar, cultural ou profissional. A própria idéia de rede assumiria assim todo seu sentido.
            2. Se é importante que o domínio das ambiências conserve uma certa coerência interna, é do mesmo modo crucial que ele continue a evoluir e a se transformar. Sem prever o modo de funcionamento da rede, esta consistiria em pôr em movimento as maneiras de conceber a ambiência. Ela deveria ser vista como um operador da ambiência em vias de constituir-se.
            3. O domínio das ambiências inscreve-se ao mesmo tempo nos campos do conhecimento científico e da prática profissional. Mais do que confrontar essas duas vertentes, conviria implicá-las numa mesma dinâmica. Nos dois casos, tratar-se-ia de tirar as conseqüências de trabalhos sobre a matéria pondo em evidência seu valor heurístico e operatório.
 
 
Tradução: Carolina Rodríguez-Alcalá