Revista Rua


A ambiência, trilhando caminho - em direção a uma perspectiva internacional

Jean-Paul Thibaud

alcance interdisciplinar e testar o valor operatório da noção de ambiência. Esse cruzamento de olhares permitiu explorar a rede conceptual das ambiências (quais são as noções que podem ser relacionadas a ela?), de redesenhar os contornos dessa noção (até onde pode ser estendida sem perder sua coerência interna?), de propor novos modos de compreendê-la (quid das idéias de “gerador de ambiência”, de “ambiência-tipo”, de “perfil de ambiência”?), de aprofundar certas questões (como restituir uma ambiência?, em que escalas podemos apreendê-la?, quais a eficácia e a incidência práticas dessa noção?) etc.
            No nível empírico - Os trabalhos de campo desempenharam um papel central no dispositivo de pesquisa. Eles permitiram dar um conteúdo concreto à noção de ambiência e ajudaram a esclarecer a concepção que cada equipe tinha dela. Mais ainda, os resultados obtidos mostraram o quanto as ambiências humanas variam de um país para o outro e dizem respeito a questões científicas e práticas extremamente diferentes. Desse ponto de vista, a noção de ambiência não funciona somente como um revelador das diversas maneiras de habitar o espaço público (instrumento de compreensão); ela pode também ser utilizada para fins de transformação da realidade existente (instrumento de intervenção). Podemos dizer o mesmo do próprio estatuto que essa noção assume, do papel que é suscetível de desempenhar e das conseqüências concretas que pode ter a partir do momento em que é confrontada a realidades urbanas, sociais, culturais, históricas, econômicas e políticas particularmente contrastadas.
            Para resumir, o estabelecimento de colaborações internacionais incide sobre a maneira de conceber e de desenvolver o domínio das ambiências. Essas colaborações dão lugar a um gesto de conversão que diversifica os usos que podemos ter desse domínio, reconfigura o estado das questões e abre novas pistas na matéria.
 
Para uma rede internacional em matéria de ambiência
            Uma rede internacional em matéria de ambiência está constituindo-se. A versão “fraca” dessa rede consistiria a fazer dela um simples instrumento de comunicação e de informação. Se essa função se revela como sendo de suma importância e deve sem dúvida ser desenvolvida, ela não constitui senão um dos aspectos de uma versão “forte”