Revista Rua


A enunciação da cidade: práticas discursivas sobre a São Paulo do início do século XX
The city enunciation: discourse practices about São Paulo at the beginning of XX century

André Luiz Joanilho, Mariângela Peccioli Galli Joanilho

T., afim de serem condenados a assignar termo de tomar occupação, e contra Pedro P. M., desoccupado reincidente, para ser internado na colonia correcional (O Estado de São Paulo, 31/07/1907).
 
O problema da limpeza urbana passa a fazer parte das preocupações da elite: sujeiras indesejáveis, indivíduos indesejáveis etc. Enfim, cidade limpa, sem contaminações de qualquer ordem. Livre de impurezas, a urbis pode assumir o seu papel na ordem industrial, ou melhor, ser talhada por esta ordem. Nesse sentido, a preocupação com a limpeza ultrapassa o problema higiênico, “é como se a burguesia já não tivesse de assinalar forças imediatamente perceptíveis, mas tivesse de escavar recursos amplamente interiorizados. Reforçar um trabalho sobre si mesmo. Afirmar poderes secretos” (VIGARELLO, 1996: 235).
A cidade se higieniza e os corpos devem ser higienizados. A cidade torna-se uma emulação dos discursos que a compõem, que a profetizam: progresso e modernidade anunciam os novos indivíduos. Formas de controle são aprimoradas, e uma imagem fica projetada como fundo às práticas cotidianas: a operosidade do paulistano.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
AMERICANO, J. São Paulo Naquele Tempo. São Paulo: Saraiva, 1957
ARENDT, H.  A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983.
HARUEL, J.-L.  História do urbanismo. Campinas: Papirus, 1990.
LIMA, S. F. e/ou. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. In Anais do Museu Paulista, nº 1. São Paulo: Museu Paulista, 1993.
MORSE, R. Formação histórica de São Paulo. São Paulo: DIFEL, 1970.
NEEDELL, J. D. Belle Époque Tropical. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SALES, A. A pátria paulista. Brasília: Editora UnB, 1983.
VIGARELLO, G. O Limpo e o sujo. São Paulo: Martins Fontes,1996.
TOLEDO, B. L. de.  São Paulo: três cidades em um século. São Paulo: Duas Cidades, 1983..