Notícias

Apresentamos, aqui, as principais notícias do primeiro semestre de 2022 a respeito das atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em junho a pesquisadora do Carolina Rodríguez-Alcalá (Labeurb) e Raija Camargo (IEL/Unicamp) apresentaram o seminário “As tecnologias da imagem e a fabricação do corpo feminino” no âmbito do projeto Imagens da Cidade: Discurso e Produção do Conhecimento (Projeto FAPESP, Processo 18/26073-8), coordenado pela pesquisadora Greciely C. Costa (Labeurb).

Nesse mês também foram promovidos dois Encontros do Ciclo de Seminários dos Grupos de Pesquisa e-Urbano e GepDE, o primeiro contou com o seminário "O confinamento da prostituição: tensões, divisões e disputa de sentidos na cidade" de Mirielly Ferraça (Unioeste) e o segundo com a participação de Silmara Dela Silva (UFF) que apresentou o trabalho intitulado “Entre o publicitário e o jornalístico: observações sobre a circulação dos discursos na mídia”

Em maio, o Ciclo de Seminários dos Grupos de Pesquisa e-Urbano e GepDE trouxe a Profa. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE) com o seminário intitulado "Nas redes sociais, feminismos e mulheres" .e  a  Profa. Aline Fernandes de Azevedo Bocchi (UNIFRAN)  com  "Testemunho, luto e trauma em Túmulo dos Vagalumes". Os seminários aconteceram on-line e foi promovido pelo grupo de pesquisa de e-Urbano, coordenado por Cristiane P. C. Dias (Labeurb), em parceria com o grupo GEPDE, da Unicentro.

Também em maio, Marcos Barbai (Labeurb) participou do Workshop Programa de Professores Internacionales UBA - 2022 promovido pelo Instituto de Investigaciones en Psicología da Universidade de Buenos Aires, que teve como tema "Interpretación y decir en el Análisis del Discurso y en el Psicoanálisis”.

Ainda neste mês, Cristian P. C. Dias participou do XVIII Discurso (e)m Diálogo - "Discurso digital e quantidade: um olhar sobre os modos de produção capitalista" promovido pelo Laboratório de Estudos Polifônicos da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisadora do Labeurb também apresentou o o seminário “Notas sobre 'Políticas da Imagem': reflexões sobre a ideia de montagem”, no âmbito do projeto Imagens da Cidade: Discurso e Produção do Conhecimento.

Em abril, o José Horta Nunes (Labeurb) apresentou o seminário "O Discurso Visual em livros de divulgação arquitetônica para o grande público"  e no âmbito do projeto Imagens da Cidade: Discurso e Produção do Conhecimento (Projeto FAPESP, Processo 18/26073-8).

Em fevereiro, O e-book Discurso e saúde: Hegemonia de sentidos, corpo e sujeito, organizado por Paula Chiaretti (Univás); Juliana de Castro Santana (UNIVAP) e Marcos Barbai (Labeurb) foi lançado pela Pedro & João Editores. A coletânea é fruto do projeto de pesquisa "Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido" mantido durante 10 anos entre a Univás e o Labeurb/Unicamp que promoveu uma rede de trabalho e de atividades de pesquisa em âmbito nacional e internacional.