Notícias

Nesta seção da revista Rua, trazemos as principais notícias do segundo semestre de 2021 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Entre os destaques do semestre, foi realizado, em novembro, o I Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos - Homenagem a Said Ali que teve como objetivo homenagear a Said Ali e promover a escuta de reflexões que contemplem o processo de significação desse nome de autor e sua obra na história dos estudos linguístico-gramaticais no/do Brasil. O evento foi promovido Labeurb em conjunto com a UFF e a UERJ.

No mesmo mês, o laboratório recebeu Pedro de Souza (UFSC) que proferiu a palestra "Leituras em subjetividade", durante o Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso.

Ainda em novembro, ocorreu a 3ª Jornada de Debates na Mineração evento organizado pelo CRIAB (Grupo de Ação e Pesquisa em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens) - que conta com a presença de pesquisadores do Labeurb -, em parceria com a_Ponte (ONG de divulgação de geociências crítica), o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, o Fórum Popular da Natureza, a Escola Popular da Natureza e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). 

Nesse mesmo mês, Claudia Castellanos Pfeiffer apresentou o trabalho "Bem-dizer e clichê enquanto políticas de língua na/da escola" na roda de conversa Políticas das/nas Instituições do Saber do Ciclo de Encontros Políticas Linguísticas em Movimento, organizado pelo Projeto e Grupo de Pesquisa CoLHIBri, pelo Grupo de Pesquisa PsiPoliS e pelo Centro de Pesquisas PoEHMaS do IEL da Unicamp. E o pesquisador do Labeurb Marcos Barbai participou da mesa-redonda "Memória, corpo e afetos" do II Seminário Memórias do Corpo, promovido pela UFSC.

Em outubro, Carolina Rodriguez-Alcalá participou do II Workshop Internacional – El guaraní en perspectiva: subjetividades, espacios y dinámicas, organizado pelo Instituto de Investigaciones sobre lenguaje, sociedad y território - com o trabalho “Lengua, escritura y formas de subjetividad en el espacio de las misiones jesuíticas: Las gramáticas de guaraní como documentos históricos”, na Universidade Nacional de Formosa, Argentina. E Cristiane Dias fez parte da mesa redonda Multimodalidade e Letramento Digital durante o Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED - USP).

Ainda em outubro, o periódico Linguagem & Ensino publicou o artigo "História das ideias linguísticas e sua institucionalização: um primeiro percurso em um programa coletivo de pesquisa" escrito por Thaís de Araujo de Costa, Vanise Gomes de Medeiros, Claudia Regina Castellanos Pfeiffer e Amanda Scherer. 

Já em setembro, Cristiane Dias proferiu a palestra ‘Análise do discurso digital: Alguns desdobramentos teóricos e analíticos da Análise de Discurso’ durante a 2ª Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso da Universidade de Pernambuco (GepAD/UPEe). E Claudia Pfeiffer ministrou a palestra "Sujeito e Escolarização - uma questão discursiva" na disciplina de Introdução à Análise de Discurso no PPGML, da Universidade Federal de Rondônia. 

Em agosto, Claudia Pfeiffer apresentou a palestra "Uma posição de leitura da BNCC" no Ciclo de Palestras sobre “Políticas públicas e ensino de língua portuguesa”, no Instituto de Letras da UERJ. A pesquisadora também proferiu a palestra "As Associações de Área como um observatório do processo de institucionalização da linguística”, na disciplina História das Ideias Linguísticas: percursos conceituais, ministrada conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Tocantins. E, também, participou do II Colóquio Saúde, Discurso, Linguagem apresentando junto com Ehidée La Rotta o trabalho “Da Saúde no Trabalho ao Trabalho na Saúde: O discurso da (bio)segurança e o agente comunitário em (dis)curso”.

Também em agosto, Greciely Costa participou da 3ª Jornada de Estudos do Discurso em que proferiu a palestra "Costuras Discursivas Entre Fábricas e Facções: Cidade, Sentido e Sujeito". A pesquisadora ainda participou do XX Seminário de Dissertações e Teses em Andamento – SEDATA. O evento é uma das atividades realizadas anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Em julho, foi o lançamento do livro “Cartas para o futuro”, organizado por Aline Reck Padilha Abrantes, pela Larvatus Prodeo Editora, que conta com um capítulo escrito por Marcos Barbai.

Encerrando os destaques do semestre foram realizados três seminários no âmbito do Projeto Fapesp Imagens da Cidade: Discurso e Produção do Conhecimento (Processo 18/26073-8), coordenado pela pesquisadora Greciely Costa: "A Análise de Discurso e o enfoque do não verbal", que foi conduzido por Tania Clemente de Souza (UFRJ); "O em-corpo do sujeito: gestos de leitura" com Marcos Barbai (Labeurb) e "A evidência dos sentidos: língua, corpo, espaço - Para uma abordagem discursiva da imagem", apresentado por Carolina Rodríguez-Alcalá (Labeurb).