O peso das questões sociais na noção de scientific literacy no Brasil

The weight of social issues in the notion of scientific literacy in Brazil


Rodrigo Bastos Cunha*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

A emergência do termo literacy, no final do século XIX, e da expressão derivada scientific literacy, no final da década de 1950, está diretamente ligada aos processos de urbanização e industrialização. Duas expressões são usadas, por brasileiros, como sinônimo de scientific literacy: a maioria dos estudos publicados em português adota o termo “alfabetização científica”, mas o número de artigos sobre “letramento científico” vem crescendo. Este artigo apresenta uma análise qualitativa de cinco pesquisas de pós-graduação sobre “letramento científico” e cinco sobre “alfabetização científica” e conclui que, embora tenham aspectos em comum, o primeiro grupo é predominantemente voltado para questões sociais relacionadas a ciência e tecnologia e o último focado na natureza da ciência.
Palavras Chave: Linguagem; Letramento; Educação científica; Ensino de ciências; Letramento científico.



Abstract:

The emergence of the term literacy, at the end of the 19th century, and of the derived expression, at the end of the 1950s, is directly linked to the processes of urbanization and industrialization. Two expressions are used by Brazilians as synonyms for scientific literacy in Brazil: most studies published in Portuguese adopt the term “alfabetização científica”, but the number of papers on “letramento científico” has been growing. This paper shows a qualitative analysis of five postgraduate researches on “letramento científico” and five on “alfabetização científica” and conclude that, although they have aspects in common, the first group is predominantly concerned with social issues related to science and technology and the latter focused on the nature of science.
Keywords: Language; Literacy; Scientific education; Science teaching; Scientific literacy.





Para citar essa obra:
CUNHA, Rodrigo Bastos; O peso das questões sociais na noção de scientific literacy no Brasil. In: RUA [online]. Volume 28, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2022. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v28i1.8670299

--------------------------------------------------------------------

* Doutor em Linguística Aplicada e docente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3679-1062. E-mail: rbcunha@unicamp.br.