An argumentative analysis of the sense of "homophobia" in Bolsonaro's enunciation

Wellton da Silva de Fatima*

circunscritos à chamada semântica argumentativa, estabelecida a partir dos estudos de O. Ducrot (1972; 1976), analisamos uma postagem no Facebook em que o deputado Jair Bolsonaro, em sua enunciação, mobiliza a palavra “homofobia”. Partindo dessa postagem – e considerando sua especificidade material –, investigamos a existência de elementos enunciativos como a ironia, a negação e os operadores argumentativos, partindo da teoria da argumentação na língua (Ducrot & Anscombre, 1976), para demonstrar o modo como se sustentara o sentido de “homofobia”. Suspeitando da necessidade de considerar a existência de uma exterioridade constitutiva produzindo efeito na enunciação de Bolsonaro, trouxemos à discussão os gestos teóricos de Guimarães (1995) e Orlandi (1987, 1998) para refletir sobre o funcionamento do político, tal como teorizado na semântica do acontecimento e na análise do discurso. Em nossos resultados, demos relevo à importância de considerar a relação entre língua e exterioridade para a compreensão dos processos semânticos.
Palavras Chave: Enunciação; Argumentação; Político; Bolsonaro; Homofobia.

we circumscribed to the so-called argumentative semantics, established from the studies of O. Ducrot (1972; 1976), to we analyzed a Facebook post in which deputy Jair Bolsonaro, in his statement, mobilizes the word “homophobia”. Starting from this post – and considering its material specificity –, we investigated the existence of enunciative elements such as irony, negation and argumentative operators, starting from the theory of argumentation in language (Ducrot & Anscombre, 1976), to demonstrate the homophobia's sense in the Bolsonaro's discourse. Suspecting the need to consider the existence of a constitutive exteriority having an effect on Bolsonaro's enunciation, we brought to the discussion the theoretical gestures of Guimarães (1995) and Orlandi (1987, 1998) to reflect on the functioning of the political, as theorized in "event semantics" and discourse analysis. In our results, we emphasized the importance of considering the relationship between language and exteriority for the understanding of semantic processes.
Keywords: Enunciation; Argumentation; Political; Bolsonaro; Homophobia.

FATIMA, Wellton da Silva; Uma análise argumentativa do sentido de “homofobia” na enunciação de Jair Bolsonaro (2014). In: RUA [online]. Volume 27, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.

DOI: https:// 10.20396/rua.v27i2.8667743

*Professor no Instituto Federal de Alagoas e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp na área de Análise do Discurso. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0526-5396. E-mail: wellton.fatima@ifal.edu.br.