Disputas de vida e morte na cidade: As performances do Teat(r)o Oficina

Disputes of life and death in the city: The performances of Teat(r)o Oficina


Tyara Veriato Chaves*
Lauro José Siqueira Baldini**
Lucília Maria Abrahão e Sousa***
Mariana Jafet Cestari****





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O artigo analisa a relação entre arte, performance e política no Teatro Oficina, companhia cênica brasileira cuja abordagem estética, enraizada na antropofagia oswaldiana, desafia normas culturais e políticas. A presença do teatro no centro de São Paulo opera como resistência contra certas heranças coloniais, que se materializam na disputa pelo terreno adjacente, um microcosmo das políticas de abandono, racismo, gentrificação e dos conflitos entre público e privado na cidade. A peça As Bacantes é convocada na análise como fusão do estético, político e social na obra do grupo, desafiando normas repressivas através da aposta numa economia erótica, para além da dicotomia entre masculino e feminino. A morte de Zé Celso e sua ritualização colocam em cena uma outra versão de luto, que reforça o legado do grupo na luta pela transformação política e social em que a cidade é ressignificada como lugar de vida, festa e processos de indeterminação.
Palavras Chave: Teatro Oficina; As Bacantes; Zé Celso; Discurso; Cidade.



Abstract:

The article analyzes the relationship between art, performance, and politics in Teatro Oficina, a Brazilian theater company whose aesthetic approach, rooted in Oswaldian anthropophagy, challenges cultural and political norms. The theater's presence in downtown São Paulo operates as resistance against certain colonial legacies, which materialize in the dispute over the adjacent land, a microcosm of the policies of abandonment, racism, gentrification, and conflicts between public and private in the city. The play "The Bacchae" is explored as a fusion of the aesthetic, political, and social in the group's work, challenging repressive norms through a commitment to an erotic economy, beyond the dichotomy between masculine and feminine. The death of Zé Celso and its ritualization put on stage another version of mourning, which reinforces the group's legacy in the fight for political and social transformation in which the city is reinterpreted as a place of life, celebration, and processes of indetermination.
Keywords: Teatro Oficina; The Bacchae; Zé Celso; Discourse; City.





Para citar essa obra:
CHAVES, Tyara Veriato; BALDINI, Lauro José Siqueira; SOUSA, Lucília Maria Abrahão; CESTARI, Mariana Jafet; Disputas de vida e morte na cidade: As performances do Teat(r)o Oficina. In: RUA [online]. Volume 31, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2025. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v31i1.8680814

--------------------------------------------------------------------

*Pesquisadora-colaborada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Bolsista do Programa de Pós-doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDJ/CNPq - 150392/2024-9). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8316-2694. E-mail: tyaraveriatoc@gmail.com.
**Departamento de Linguística do IEL da UNICAMP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-9811. E-mail: ljsbaldini@gmail.com.
***Universidade de São Paulo (USP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4585-9287. E-mail: luciliamsr@uol.com.br.
****Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: marianajcestari@gmail.com.



RESENHA
resenha

ARTES
artes