Epidemias e as cidades como síntese do progresso e das desigualdades: o conhecimento técnico-científico e a morfologia urbana

Epidemics and cities as synthesis of progress and inequalities: technical-scientific knowledge and urban morphology


Rodrigo Alberto Toledo*
Rafael de Brito Dias**
Oswaldo Gonçalves Junior***





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O artigo propõe elaborar uma análise da história do enfrentamento técnico-científico de epidemias do final do século XIX até as duas primeiras décadas do XX. O espaço urbano, território de expansão do capitalismo, de investimentos dos detentores de excedentes de capital, apresenta assimetrias socioeconômicas que potencializam epidemias e escancaravam desigualdades sociais. A partir da sistematização de fontes documentais e bibliográficas apresentaremos o cenário urbano em que se deram as principais epidemias de febre amarela, varíola e, atualmente, o Covid-19. A morfologia urbana, o desenho da cidade e as desigualdades sociais e de acesso à terra urbanizada são as pedras angulares de nossas análises no presente artigo.
Palavras Chave: Urbanismo higienista, História da ciência, Isolamento, Saúde pública, Epidemias, Covid-19



Abstract:

This article aims to trace a history of the technical-scientific fight against epidemics from late 19th century to early 20th century. Urban spaces—territory of Capitalism's expansion, of investment by those who hold its surpluses—present socioeconomic asymmetries that potentialize epidemics and lay bare social inequalities. By gathering documental and bibliographical sources, we sketch out the urban scenarios where the main outbreaks of variola, yellow fever and, currently, Covid-19, took place. Urban morphology, city design, social inequalities, and unequal access to urbanized land are the touchstones of our analyses.
Keywords: hygienist urbanism, history of science, isolation, public health, epidemics, Covida-19





Para citar essa obra:
TOLEDO, Rodrigo Alberto; DIAS, Rafael de Brito; GONÇALVES JUNIOR, Oswaldo; Epidemias e as cidades como síntese do progresso e das desigualdades: o conhecimento técnico-científico e a morfologia urbana. In: RUA [online]. Volume 27, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2021. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v27iI.8665678

--------------------------------------------------------------------

*Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pesquisador de pós-doutorado e professor visitante vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6232-4703. E-mail: ro-toledo@hotmail.com.
**Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9702-2323. E-mail: rbdias@unicamp.br.
***Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3033-3741. E-mail: oswaldo.junior@fca.unicamp.br.