(Cor)po cadavérico e narrativas silenciadas: Processo de (des)humanização de sujeitos no ensino em anatomia

Cadaveric body and silenced narratives: Process of dehumanization on subjects in anatomy teaching


Letícia Rafaela Aristeu de Queiroz*
Marcos Aurélio Barbai**





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Resumo:

Neste artigo, buscamos refletir sobre o processo de humanização do corpo cadavérico, digno de afeto, admiração e respeito. De prisioneiros a corpos não-reclamados, ao longo de toda a história, os corpos disponíveis para estudos de dissecação em laboratórios de anatomia são de populações marginalizadas. No Brasil, o corpo negro no estado de cadáver é presença constante em laboratórios de anatomia, sendo apagado da posição de sujeito e colocado como material de pesquisa e ensino. Para este artigo, vamos refletir sobre a obra cinematográfica M8 - Quando a morte socorre a vida, dirigida por Jeferson De, já que ela permite uma reflexão sobre a desumanização do corpo negro e a instrumentalização do cadáver humano, que transita involuntariamente entre os estatutos de pessoa, coisa e mercadoria.
Palavras Chave: Cadáver; Negro; Anatomia; Ritos; Discurso.



Abstract:

In this article, we seek to reflect on the process of humanizing the cadaveric body, worthy of affection, admiration, and respect. From prisoners to unclaimed bodies, throughout history, the bodies available for dissection studies in anatomy laboratories have belonged to marginalized populations. In Brazil, the black body in the state of cadaver is a constant presence in anatomy laboratories, being erased from the position of subject and placed as research and teaching material. For this article, we will reflect on the film “M8 - Quando a morte socorre a vida”, directed by Jeferson De, since it allows us to reflect on the dehumanization of the black body and the instrumentalization of the human corpse, which involuntarily moves between the statuses of person, thing, and commodity.
Keywords: Corpse; Black; Anatomy; Rites; Discourse.





Para citar essa obra:
QUEIROZ, Letícia Rafaela Aristeu de; BARBAI, Marcos Aurélio; (Cor)po cadavérico e narrativas silenciadas: Processo de (des)humanização de sujeitos no ensino em anatomia. In: RUA [online]. Volume 31, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2025. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: 10.20396/rua.v31i1.8680277

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*Fonoaudióloga formada pela Unicamp, Mestranda no programa de Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL, Unicamp). Bolsista Mídia Ciência pela Fapesp. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4285-8580. E-mail: aristeuleticia@outlook.com.
**Pesquisador B do Laboratório de Estudos Urbanos, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. É professor permanente do PPG - DCC (Programa de Pós- Graduação em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL). Psicanalista membro de Escola –EPFCL- Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4693-1401. E-mail: barbai@unicamp.br .



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