Os discursos na reabilitação urbana e a dimensão do city marketing: o caso do centro da cidade de São Paulo.
Discourses in urban rehabilitation and the city marketing dimension: the case of São Paulo downtown.
Geise Brizotti Pasquotto*
Resumo:
Neste trabalho será enfatizado o discurso na reabilitação urbana do centro de São Paulo, com o objetivo de analisar se existe uma propaganda desvinculada dos resultados práticos ou se é um importante dispositivo de aproximação com a população. Para tanto, como estudo de caso, foi delimitada a área da Luz em São Paulo, região paradigmática quando se trata de um tecido urbano corrompido com forte discurso de requalificação. Palavras Chave: Reabilitação Urbana; City marketing; Discurso; Centros Urbanos.
Abstract:
In this paper, the discourse on urban rehabilitation in São Paulo downtown will be emphasized, with the objective of analyzing whether there is as advertisement unrelated to practical results or if it is an important instrument for approaching the population. Therefore, as a case study, the Luz area in São Paulo was delimited, a paradigmatic region when it is about an corrupted urban fabric with a strong discourse of requalification. Keywords: Urban Rehabilitation. City marketing. Discuorse; Urban Centers.
Para citar essa obra: PASQUOTTO, Geise Brizotti; Os discursos na reabilitação urbana e a dimensão do city marketing: o caso do centro da cidade de São Paulo.. In: RUA [online]. Volume 28, número 2 - e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2022. Consultada no Portal Labeurb –
Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/
*Doutora pela Universidade de São Paulo, professora substituta Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8912-9334. E-mail: geisebp@gmail.com.