A experiência de criação de um dicionário compartilhado: a escrita como novas formas de “partilha do sensível” no espaço urbano

The experience of creating a shared dictionary: writing as new forms of “sharing the sensitive” in urban space


Camilla Baldicera Biazus*
Verli Petri**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Este artigo apresenta um dispositivo promotor de autoria nomeado como dicionário compartilhado, o qual pode ser visto como uma prática política e uma forma de expressão artística que provoca um movimento de ocupação do sensível dentro de uma lógica de representação, que vai contra a ordem que determina lugares de legitimização do dizer. Neste sentido, buscar-se-á refletir, no âmbito da discursividade, sobre o processo de escrita e autoria, apresentando ao leitor a noção de dicionário compartilhado a partir do relato de experiências desenvolvidas com jovens de uma Associação Cuica e acadêmicos de um Curso de Psicologia. A partir dessas vivências, é possível dizer que o dicionário compartilhado possibilita ao sujeito novas formas de partilhar o sensível, criando diferentes sentidos para a sua existência.
Palavras Chave: Escrita; Autoria; Análise de Discurso; Dicionário Compartilhado



Abstract:

This article presents an authorship promoter device named as a shared dictionary, which can be seen as a political practice and a form of artistic expression that causes a movement of occupation of the sensitive within a logic of representation, which goes against the order that determines saying legitimation places. In this sense, we will seek to reflect, within the scope of discourse, on the writing and authorship process, presenting the reader with the notion of a shared dictionary based on the report of experiences developed with young people from a Cuica Association and students from a Psychology Course. From these experiences, it is possible to say that the shared dictionary allows the subject new ways to share the sensitive, creating different meanings for their existence.
Keywords: Writing; Authorship; Discourse Analysis; Shared Dictionary





Para citar essa obra:
BIAZUS, Camilla Baldicera; PETRI, Verli; A experiência de criação de um dicionário compartilhado: a escrita como novas formas de “partilha do sensível” no espaço urbano. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8659833

--------------------------------------------------------------------

*Psicóloga (UFN), Doutora em Letras (UFSM) e Pós-Doutorado em Psicologia (UFSM/CAPES/PNPD). Professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – (URI-Campus Santiago). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9604-1274. E-mail: camillabiazus@yahoo.com.br.
**Professora Associada DLV/Laboratório Corpus-PPGL/UFSM. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3132-3438. E-mail: verli.petri72@gmail.com.