Gentrificação, mídia e poder simbólico: reflexões sobre o consumo do espaço urbano mercantilizado

Gentrification, media and symbolic power: considerations on the consumption of commodified urban space


João Flávio Menezes Amaral*
Isadora Meneses Rodrigues**





ver pdf       ver pdf

Resumo:

O debate acerca da transformação socioespacial das cidades via processos de gentrificação pode ser enriquecido com contribuições dos estudos em comunicação e da cultura de consumo. Buscamos explicitar possibilidades de objetivar fenômenos de gentrificação a partir do estreitamento de relações entre estes campos e os estudos urbanos. Para tanto, refletimos sobre a possibilidade de diálogo entre os principais paradigmas da gentrificação, sobre a relação entre meios de comunicação e a produção social do espaço urbano mercantilizado, sobre a midiatização da experiência urbana e a fabricação de lugares e sobre a reconfiguração simbólica do espaço a partir da linguagem de exclusão e pertencimento que estrutura a cultura de consumo.
Palavras Chave: Gentrificação;Poder SimbólicoProdução Social do Espaço;Cultura de Consumo



Abstract:

Contributionsfrom the social communication and consumer culture studiescan further enrichthe debates about the transformationof citiesvia gentrification processes. We aim to construct possibilities of framing gentrification phenomena as objects of analysis by strengthening theoretical ties between those fields of knowledge and the field of urban studies. To do so, we reflect on the possibilities of dialogue between the main approaches on gentrification, on the relation between media and social production of space, on the mediatization of the urban experience and the production on places and on the symbolic reconfiguration of urban space through the language of exclusion and belongingthat structuresconsumer culture.
Keywords: Gentrification;Symbolic Power;Social Production of Space;Consumer Culture.





Para citar essa obra:
AMARAL, João Flávio Menezes; RODRIGUES, Isadora Meneses; Gentrificação, mídia e poder simbólico: reflexões sobre o consumo do espaço urbano mercantilizado. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8658744

--------------------------------------------------------------------

*Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4878-1312. E-mail: joaofmamaral@gmail.com.
**Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9853-1541. E-mail: isadorarorigues12@gmail.com.