LABEURB -> 12

AS PUBLICAÇÕES NO LABEURB

Categoria de Produções
Livros
Revistas
Sites
Artefatos de Leitura

A produção deste livro privilegia, em seu escopo, a discussão de diferentes artefatos de leitura, bem como de questões sobre o método, práticas de análise e dispositivo de leitura e interpretação.

Para tanto, foram fundamentais as questões levantadas no X Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem (EIS) de 2019, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e financiado pela CAPES, no qual se discutiu a temática dos Artefatos de Leitura, em torno da problemática e dos desafios do urbano, com vistas à compreensão do lugar da leitura no processo de produção de conhecimento, alicerçando-se, em especial, em um estudo de Orlandi (2003), que parte do pressuposto de que o artefato incide na práxis científica, faz parte dela enquanto um “artefato teoricamente fabricado e que se apresenta como uma técnica sustentada em um método” (ORLANDI, 2003, p. 13).

Partindo-se da premissa de que a construção de artefatos faz parte do processo da produção científica, o evento promoveu a realização de um debate dedicado a interrogar, da perspectiva da linguagem, o processo de produção de conhecimento de modo a dar lugar a diferentes formas de compreensão do objeto da pesquisa situando o lugar da leitura neste processo.

Além disso, buscou-se refletir sobre as discursividades do utilitarismo da ciência em circulação na sociedade atual levantando como questão a posição que o conhecimento ocupa nesta conjuntura histórica e política, sobretudo, no que diz respeito às ciências humanas, especialmente às ciências da linguagem. Boa parte desta discussão se corporifica neste livro.