Enciclopédias

ENCICLOPÉDIA DISCURSIVA DA CIDADE - ENDICI
A Enciclopédia Discursiva da Cidade – ENDICI é uma enciclopédia sobre a cidade construída a partir de uma perspectiva que toma a linguagem como observatório do fenômeno urbano. A ENDICI propõe-se como um instrumento crítico em relação aos discursos especializados existentes sobre a cidade. Ela realiza em seu modo de produção a deslinearização do efeito leitor, levando-o a tomar vias de sentidos não previstas, não buscadas, não experimentadas. Nela exploramos nosso conhecimento discursivo da linguagem desterritorializando o discurso eletrônico em sua característica binômica. Introduzindo tecnológias do próprio instrumento digital - imagens, vídeos, sons, links, etc - produzimos uma situação de linguagem onde o leitor topa com o real da língua em sua incompletude, sua falha, seus equívocos, sua pluridimensionalidade. Na primeira etapa do projeto, elaboramos um glossário com algumas noções básicas, que foram recortadas a partir dos resultados de pesquisas da equipe ao longo de diversos projetos, notadamente o Projeto Temático "O Sentido Público no Espaço Urbano" – SPEU desenvolvido de 1997 a 2000 com o apoio da FAPESP (Processo No. 96/04136-7), e, mais recentemente o projeto CAEL("A Construção do Consenso entre o Jurídico e o Administrativo") também com o apoio da FAPESP (Processo 2004/077340). A construção da Enciclopédia propriamente dita está sendo feita desde 2001, a partir de um projeto do mesmo nome, financiado pelo CNPq (Processo 462190/2000-5). Além da versão eletrônica, que pode ser consultada no endereço www.labeurb.unicamp.br/endici, a ENDICI tem também uma versão impressa, que é constituida por artigos dos pesquisadores do projeto. Essa versão está publicada em ORLANDI, Eni (org.), Para uma Enciclopédia da Cidade. Campinas: Pontes, 2003.
 
 ENCICLOPÉDIA DAS LÍNGUAS DO BRASIL – ELB
A Enciclopédia das Línguas no Brasil - ELB é uma enciclopédia eletrônica desenvolvida por pesquisadores do Labeurb, em colaboração com uma equipe de especialistas de outras instituições, no interior do projeto Núcleo de Jornalismo Científico – NJC – PRONEX/CNPq.

A ELB apresenta um panorama da realidade multilíngüe do Brasil, caracterizada pela presença, junto à língua nacional, o português, de mais de duzentas línguas de origem indígena e africana, bem como de outras línguas européias e asiáticas oriundas do grande movimento imigratório operado a partir da segunda metade do século XIX.

A ELB abrange, assim, aspectos cronológicos, geográficos, históricos e políticos das diferentes línguas que habitaram ou habitam o Brasil, contemplando os nomes das línguas, o número aproximado de falantes, a localização no tempo e no espaço, sua história e situação atual, além de referências bibliográficas sobre o assunto.

A ELB é proposta como um instrumento crítico para o ensino de línguas destinado a alunos de 2 o Grau e ao público interessado, em geral, que coloque em questão a imagem do Brasil como país monolíngüe. Além da versão eletrônica em desenvolvimento, que pode ser consultada no endereço www.labeur.unicamp.br/elb/, os resultados também serão, no futuro, apresentados em cd-rom e em versão impressa.