Revista Rua

Revista multidisciplinar sobre a cidade, produzida desde 1995, com periodicidade anual. Seu objetivo principal é o de abrir espaço para abordagens de diferentes áreas do conhecimento que tomem o espaço urbano como objeto de estudo. É dividida em seções: Estudos, com artigos acadêmicos; Artes, com manifestações artísticas de diversas naturezas; Notícias e Resenhas, com as notícias das atividades desenvolvidas e resenha de obras interessantes para as diversas áreas do conhecimento.

Edições:

Rua 12

Neste número, a revista Rua traz na seção Estudos cinco artigos. No seu conjunto, estes textos se dedicam a refletir sobre as artes e sobre um seu correlato na nossa sociedade urbana, a mídia.Os artigos que tratam da questão da arte trazem para reflexão um cotejo interessante entre novos modos da arte hoje – em que o espaço da cidade está concernido – e a literatura que pensa esteticamente a cidade e um modo de estar nela ou passar por ela, e assim busca o sentido da existência humana. O texto que trata da questão da mídia faz uma análise sobre o modo como a mídia vem incluindo, como personagens seus, tipos e pessoas que fazem parte da parcela dos excluídos econômica e culturalmente e busca relacionar essa presença crescente ao novo papel social da televisão no atual panorama econômico do país. Num interessante diálogo com o conjunto de textos da seção Estudos, aparece em Artes um texto de Daniel Lima, “Daniel na cova dos leões”. Esta convivência entre a palavra crítica do artista e uma crítica que lhe olha de fora, traz para este número um efeito muito particular para seus leitores. A seção Resenhas e Notícias traz uma resenha sobre um livro muito interessante organizado por Luis Felipe Falcão e Pedro de Souza. Também nesta seção um relato das atividades desenvolvidas pelo Nudecri através do Laboratório de Estudos Urbanos e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo.

Rua 13

Nessa décima terceira edição de Rua – que se abre como um periódico multidisciplinar que toma a cidade como objeto – reúnem-se quatro artigos que buscam, em materialidades diversas e por diferentes perspectivas teóricas e epistemológicas, tratar o modo como são significados e se significam os sujeitos urbanos em suas mais diversas formas de inscrição no espaço urbano.