Fórum discute rompimento das barragens em Brumadinho.

O Fórum Permanente: "O Desastre na Mina Córrego do Feijão (MG): Universidade e Sociedade em busca de soluções", será realizado no dia  08/05/2019, no Centro de Convenções da UNICAMP. No evento será discutido de modo mais pontual o rompimento das barragens em Brumadinho e em Mariana, mas já refletindo esse acontecimento associado a barragens de rejeito, com discussões envolvendo marcos legais e técnicos, impactos de curto, médio e longo prazos em termos econômicos e sociais e no meio físico (água, solos, biota), além dos riscos envolvidos pela presença de barragens de rejeito.
Inserido na programação dos Fóruns Permanentes da Unicamp, o  evento faz parte de uma das atividades do Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens (CRIAB) que conta com uma extensa equipe multidisciplinar de Professores, Pesquisadores, Funcionários Técnico-Administrativos e Alunos de Pós-Graduação e Graduação com representantes de quase todas as unidades de ensino e pesquisa, núcleos e centros de pesquisa da UNICAMP e de outras universidades -USP e UNESP - e Institutos de Pesquisa como a EMBRAPA, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, o Centro Boldrini e o CTI Renato Archer, entre outros. Constituído pela UNICAMP e liderado pelo Professor Jefferson Picanço do IG da Unicamp, este Grupo se mobilizou, inicialmente, em torno do desastre-crime em Brumadinho, e foi tomando um objetivo mais abrangente conforme suas reuniões foram acontecendo.
Para as inscrições e mais informações acesse: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/o-desastre-da-mina-corrego-do-feijao-mg-universidade-e-a-sociedade-em-busca-de-solucoes