Evento no Labeurb debate raízes comuns que ligam o Brasil ao Uruguai e Argentina,

Como parte dos Seminários Abertos do Laberub, Luiz Panitz e Julia Andrade apresentaram o seminário  Geografias (in)visibilizadas das identidades afroplatinas: música popular, território e suas cidades, no dia 24 de junho, no Auditório do Labeurb.

Considerando a identidade afroplatina como um tronco da afroamericanidade, com raízes comuns que ligam o Brasil ao Uruguai e Argentina a partir da sua porção mais ao sul, Luiz Panitz e Julia Andrade buscaramm mostrar como, no contexto atual, visualizam uma recomposição dessas identidades invisibilizadas, e como elas se apresentam no espaço urbano.

No trabalho apresentado, foi exposta a trajetória dos compositores Richard Serraria (Brasil) e Sebastián Jantos (Uruguai) e seus respectivos parceiros. O primeiro trabalha no resgate e popularização do sopapo, tambor que tem origem na música afro no Rio Grande do Sul, na valorização dos ritmos e religiosidades negras do sul. Enquanto o segundo possui trajetória de pesquisa nos ritmos afroamericanos, com destaque à música caribenha, brasileira nordestina e no candombe uruguaio. Atuando em conjunto e em separado, Serraria e Jantos mobilizam outros músicos e atores sociais interessados na valorização da música negra na porção mais meridional do continente americano.