Fórum de Arte e Cultura explora potência política de palavras, imagens e sons

Edição das imagens: 
Everaldo Silva

forum_susana_290x240_.jpg[2/6/2011] “Ideias sem teto e arte-fatos políticos: encontros in-prováveis” foi o tema do Fórum Permanente de Arte e Cultura desta quinta-feira, no Centro de Convenções, com base em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), ambos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Labeurb) da Unicamp. O objetivo do evento foi explorar ideias, sensações e conceitos que circulam em palavras, imagens e sons.

“A ideia é partilhar a possibilidade de explorar as potências políticas das palavras, das imagens e dos sons – pensando que não são somente meios de comunicação, mas personagens que atuam intensamente nos modos de circulação política da linguagem”, afirmou a professora Susana Oliveira Dias, pesquisadora do Labjor. Ela coordena o projeto Por entre ciências, divulgações e comunicações, as configurações políticas de cultura e de público, juntamente com o professor Carlos Vogt. O outro estudo que pautou o evento é O Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás, coordenado pela professora Cristiane Dias, do Labeurb.

forum_mesa_290x240_.jpgPartindo da premissa de que a divulgação e comunicação científicas têm o papel de propiciar o acesso e constituição de uma cultura científica e uma efetiva participação pública, o projeto Por entre ciências, do Labjor, abrange cinco áreas: percepção pública da ciência e tecnologia; ciências, mídias e culturas; relação entre tecnologia e sociedade; tecnologias de informação e comunicação (TICs); e artes, ciências e comunicação.

O Projeto Barracão, do Labeurb, pretende realizar um trabalho de pesquisa, ensino e extensão por meio de oficinas sobre arte e cultura. Lidando com a linguagem, estas atividades educativas devem convergir para a elaboração de materiais artísticos sobre o Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás – que se originou de uma ocupação na cidade de Campinas – e sobre a história dos seus moradores.

A Unicamp possui 21 centros e núcleos interdisciplinares que promovem uma média de 20 eventos por ano. Para o professor Eduardo Guimarães, coordenador do Nudecri, tais atividades possibilitam apresentar as novidades nas pesquisas e estreitar relações com a sociedade em geral. “Este Fórum possui esta característica, ressaltando que oferece um espaço para pensar as conexões entre o desenvolvimento científico e os aspectos culturais e artísticos”.

As primeiras palestras foram Uma história de Dramistas aprendendo a cantar juntas: pura invenção de viver com arte, com a professora Maria da Glória Freitas (UFMA), e  Conhecimento, informação e políticas públicas, proferida pela professora Eni Orlandi (Labeurb). Além das demais palestras do dia, foi organizada a exposição Fabulografias áfricas-cartões-postais, de Fernanda Pestana (Instituto de Artes/Labjor).

Fonte: http://www.dac.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/06/03/forum-de-arte-e-cultura-explora-potencia-politica-de-palavras-imagens-e-sons