Eni Orlandi participa de comemoração à Semana da Francofonia

Eni Orlandi

 “Pensar a língua e a cultura como um campo de possibilidades interativas e de organização dos interesses coletivos. Os atores comprometidos com esses processos de integração devem produzir uma gramática de reconhecimento mútuo entre diferentes grupos e diferentes países. De que forma as políticas línguísticas e culturais podem servir como vetores para a construção de valores? Que novos equilíbrios podem ser impulsionados tendo em vista as engrenagens da crise internacional atual?” Esta é a discussão com a qual a professora do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) e coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp, Eni Puccinelli Orlandi, encerra, nesta quinta-feira (26), às 11h30, o seminário acadêmico “O mundo em busca de um novo equilíbrio: Francofonia, hispanofonia e lusofonia”, que será realizado nesta quarta e quinta-feira na Universidade de Brasília (UnB). Antes, às 9h30, ela participa da mesa-redonda "Fronteiras, identidades, intercâmbios linguísticos e culturais". O evento é uma comemoração à Semana de Francofonia no Brasil e no mundo.

Uma realização das embaixadas dos países-membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), representados em Brasília, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Aliança Francesa, o encontro promoverá o debate de questões como: Quais as alternativas que se apresentam diante das desigualdades sociais e da ameaça de destruição do planeta? De que forma espaços comunitários definidos pela partilha de uma língua podem atuar como solo para novas formas de solidariedade?

Participam do encontro embaixadores do Chile, da França, de Marrocos, México e Portugal, o reitor da UnB e autoridades do MINC e do Itamaraty.

Pesquisadora responsável pela implantação da análise do discurso no Brasil  e especialista em história das idéias lingüísticas, Eni pretende mostrar a importância do encontro de línguas de origem latina diante do processo de globalização dominado pelo inglês. A discussão, segundo Eni, é importante não só para a promoção da língua e da cultura, mas também da ciência desenvolvida.

Além do envolvimento de 40 anos em projetos de pesquisa da França, Eni terá participação importante como representante da Comissão de Língua Portuguesa (Colib), criada em 2006 pelo governo brasileiro para dar continuidade às discussões sobre a unificação da língua, com participação de 14 especialistas.

Eni acredita que é preciso redefinir a noção de que a lusofonia está ligada à colonização, já que, desde o século 19, o país tem uma língua independente, não mais filiada ao português europeu. “Já existem diferenças grandes entre a língua falada e escrita hoje no Brasil e o português de Portugal. É uma lusofonia não-atada à colonização, mas sim de participação igual de todos os países”, acrescenta.

 


Programa

Quarta, dia 25

9 horas: cerimônia de abertura

10 horas: palestra inaugural “Contra a dolarização linguística, uma aliança das línguas românicas”, pelo professor Bernard Cassen (Universidade de Paris 8, Secretário-Geral da Casa da América Latina em Paris, diretor-geral do Monde Diplomatique (1996-2008),  cronista do Monde Diplomatique em espanhol)

11h30: mesa-redonda “Visibilidade e invisibilidade dos espaços francófonos, hispanófonos e lusófonos na globalização.

14h30: mesa redonda 2: línguas, culturas e desenvolvimento

16h30: mesa redonda 3: “Literaturas cruzadas: a paixão pela língua”.

18 horas: vinho de honra e projeção de curtas-metragens e documentários

Quinta, 26

8h30: palestras “Francofonia, diversidade e direitos das minorias lingüísticas”, pelo professor Serge Rousselle (jurista – diretor do Departamento América Latina da AUF).

9h30: mesa-redonda 4 “Fronteiras, identidades, intercâmbios linguísticos e culturais”.

11h30: palestra de encerramento “O poder da língua e da cultura: perspectivas geopolíticas e antropológicas”, pelas professoras Marisa Veloso (antropóloga da UnB e da IRBr) e Eni Orlandi (Linguista da Unicamp)

12h30: Cerimônia de encerramento

 

 

Reportagem: Maria Alice da Cruz
Fotos: Antônio Scarpinetti
Edição das imagens: Everaldo Silva

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2009/03/26/eni-orlandi-participa-de-comemoracao-a-semana-da-francofonia