LABEURB ->

IV Jornada e-Urbano: Pensar o futuro, hoje


IV Jornada e-Urbano: Pensar o Futuro, Hoje

10 e 11 de setembro de 2025 | Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), Unicamp

1ª Circular | Campinas, 24 de junho de 2025

O grupo de pesquisa e-Urbano, vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp, tem a honra de convidar pesquisadores de mestrado, doutorado e graduação a participar da IV Jornada e-Urbano: Pensar o Futuro, Hoje. O evento será realizado presencialmente nos dias 10 e 11 de setembro de 2025, nas instalações do Labeurb, com o objetivo de promover debates acadêmicos sobre os impactos do discurso digital na vida social urbana.

Eixos Temáticos

Para a submissão de pesquisas, concluídas ou em andamento, a Jornada está organizada em três eixos temáticos:

  • Eixo 1 - Tecnologias e Democracia
    Este eixo tem como objetivo acolher pesquisas que abordem a relação entre tecnologias digitais e seus efeitos na constituição ou desestabilização da democracia, considerando aspectos como radicalismos, o enfrentamento à soberania nacional e suas leis pelas empresas de tecnologia, a dessignificação da liberdade de expressão e da imprensa pelas redes sociais e mídia, bem como o colonialismo digital.
  • Eixo 2 - Tecnologias e Desigualdade
    Este eixo busca pesquisas que investiguem processos de desigualdade, opressão, precarização e discriminação resultantes das tecnologias digitais, incluindo algoritmos, coleta de dados, vigilância e plataformização como meios de produção da vida, do trabalho e das relações sociais.
  • Eixo 3 - Tecnologias Inteligentes?
    Este eixo propõe reflexões sobre os impactos das tecnologias inteligentes, como a inteligência artificial, na vida social urbana, incluindo a construção de cidades inteligentes, além de suas influências na educação, saúde, ciência, trabalho, comunicação e na garantia dos direitos democráticos, contribuindo para a construção do futuro.

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos devem ser submetidos entre 24 de junho de 2025 e 15 de julho de 2025 por meio do sistema online do Labeurb.

Inscrição

Sobre a IV Jornada

A IV Jornada e-Urbano tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, docentes e a sociedade para debater os efeitos do discurso digital na vida social urbana. Nesta edição, o evento propõe "pensar o futuro, hoje", visando discutir caminhos e estratégias para o futuro da existência humana em um contexto de rápida expansão tecnológica. Questões como as consequências da tecnologia para o meio ambiente, a exploração de recursos naturais (minério, água, energia), a precarização do trabalho, o uso de recursos linguísticos para promover discursos de inovação, autonomia, liberdade e igualdade, e a homogeneização linguística pela inteligência artificial serão abordadas. O evento reúne estudiosos da linguística, sociologia, arquitetura, urbanismo e comunicação, promovendo um diálogo interdisciplinar com a sociedade, tendo o discurso como objeto central.

Contato e Informações

Para dúvidas sobre a Jornada, entre em contato pelo e-mail: grupoeurbano@gmail.com.

Acompanhe nossas atualizações no Instagram: @grupoeurbano

Programação do Evento

10 de setembro (quarta-feira)

9h00: Abertura de boas-vindas

Credenciamento

9h30: Conferência de abertura

Estilos tecnológicos e discursos sobre as tecnologias da linguagem: pensar o nosso futuro

Profa. Dra. Mara Glozman (UNAHUR/Lidel)

Moderadora: Profa. Dra. Mariana Garcia de Castro Alves (FATEC/SP)

11h00 - 13h00: Simpósios Temáticos

  • Eixo 1: Tecnologias inteligentes? Debatedor: Profa. Dra. Allice Toledo Lima da Silveira (UFG)
  • Eixo 2: Tecnologia e democracia. Debatedor: Profa. Dra. Renata Carreon (Labjor/Unicamp)
  • Eixo 3: Tecnologia e desigualdade. Debatedor: Profa. Dr. Lais Medeiros (IEL/Unicamp)
  • Eixo 4: As interfaces dos estudos discursivos pelo digital. Debatedora: Profa. Dra. Mariana Garcia de Castro Alves (FATEC/SP)

13h00 - 14h30: Almoço

14h30 - 16h30: Mesa redonda 1

Discurso digital, gênero, raça, sexualidade e direitos humanos

  • Profa. Dra. Claudia Rebechi (UTFPR, CPCT/USP)
  • Prof. Dr. Wellton da Silva de Fátima (IFAL)
  • Profa. Dra. Denise Carvalho (IA/Unicamp)
  • Moderadora: Profa. Ma. Deborah Pereira (IEL/Unicamp)

Cafezinho

19h00: Lançamentos de livros e revistas (parte cultural)

11 de setembro (quinta-feira)

8h30 - 10h30: Simpósios Temáticos

  • Eixo 1: Tecnologias inteligentes? Debatedor: Prof. Dr. Rafael Evangelista (Labjor/Nudecri-Unicamp)
  • Eixo 2: Tecnologia e democracia. Debatedor: Pq Dra. Greciely Cristina da Costa (Labeurb/Nudecri-Unicamp)
  • Eixo 3: Tecnologia e desigualdade. Debatedor: Pq Dr. Marcos Barbai (Labeurb/Nudecri-Unicamp)

Cafezinho

10h45 - 12h45: Mesa redonda 2

Ódio e resistência: o futuro das relações sociais

  • Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (UFSCar)
  • Profa. Dra. Luciana Vinhas (UFRGS)
  • Profa. Dra. Amanda Braga (UFPB)
  • Moderador: Prof. Ms. Marcondes Abreu (IEL/Unicamp)

13h00 - 14h30: Almoço

15h00: Conferência de encerramento

Um Futuro de oportunidades exige um Projeto de Soberania Digital Nacional-Popular

Profa. Dra. Roseli Fígaro (ECA/CPCT/USP)

Moderadora: Profa. Dra. Cristiane Dias (Labeurb/Nudecri-Unicamp)

17h00: Pausa Discursiva (Café)

Amanda Braga - Professora associada do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Doutora pela mesma instituição e pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e vice-coordenadora do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR (UFPB/ UFU/ UFS/ UFSCar). A partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, desenvolve pesquisa sobre a fala pública das mulheres, considerando a longa duração histórica das práticas que objetivam seu silenciamento, bem como seus lugares de resistência. É autora de diversos artigos científicos, capítulos de livros e livros. Entre eles, o mais recente: "A fala feminina: silenciamentos e resistências (do mundo antigo ao Brasil contemporâneo)” (Jandaíra, 2025).
Claudia Nociolini Rebechi - Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou estágio de pós-doutorado na The City University of New York (CUNY) e, atualmente, é professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também, é pesquisadora do Núcleo de Gênero, Raça e Tecnologia - GETEC (UTFPR/CNPq) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (ECA-USP/CNPq).
Denise Carvalho - Cientista Social formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado PNPD-CAPES em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPgEM - UFRN). Professora do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Multimeios (PPGMM) e do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC) da UNICAMP. Coordenadora de graduação do curso de Comunicação Social - Midialogia da UNICAMP.
Luciana Vinhas - Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. É Doutora em Letras pela UFRGS. É líder do grupo de pesquisa Ordinário do Sentido e Resistência (OuSaR/CNPq). Com embasamento na Análise de Discurso Pêcheuxtiana, desenvolve pesquisas que relacionam gênero e discurso a partir de dizeres de mulheres em situação de privação de liberdade no Brasil.
Mara Glozman - Universidad Nacional de Hurlingham (UNAHUR). Laboratorio de Investigación y Desarrollo en Lingüística (LIDEL). CONICET. Hurlingham, Argentina.
Roberto Leiser Baronas - -
Roseli Figaro - Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), Bolsista de Pesquisa do CNPq, Membro do Conselho Gestor do Instituo Nacional de Ciência e Tecnologia – Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI/CNPq), e pesquisadora do Observatório Internacional de Inteligência Artificial e Trabalho – Universidade Essex, UK.
Wellton da Silva de Fatima - professor da área de Letras/Português do Instituto Federal de Alagoas; é doutor em Linguística pela Unicamp, com pesquisa em análise de discurso materialista. É vice-líder do grupo LER (IFAL) e integrante dos grupos LINDIS (Língua, Discurso e Sujeito - UFRRJ) e Mulheres em Discurso (Unicamp). Tem interesse no funcionamento discursivo das práticas enunciativas e de textualização do discurso político, do discurso religioso e do discurso digital.

Simpósio Temático

A IV Jornada e-Urbano aceitará até 30 comunicações orais, promovendo um ambiente dinâmico para apresentações e debates, com foco no intercâmbio entre os participantes.

A Jornada aceita propostas de apresentações individuais ou em coautoria, limitando cada participante a uma única submissão, seja como autor(a) ou coautor(a). A coautoria é restrita a dois comunicadores(as), e ambos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição. As propostas devem estar alinhadas a um dos três simpósios temáticos do evento: Tecnologias e Democracia, Tecnologias e Desigualdade ou Tecnologias Inteligentes?, conforme descrito nos eixos temáticos.

Submissão de Trabalhos

As submissões devem incluir um resumo de 350 a 500 palavras, contendo objetivos, perspectiva teórica, corpus (quando pertinente), procedimentos metodológicos e resultados parciais ou finais. Além disso, devem ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave. Os trabalhos serão apresentados no formato de comunicação oral em simpósios temáticos, com sessões de 2 horas, sendo 15 minutos para apresentação e 10 minutos para debate, conduzido por um(a) docente convidado(a) pela Comissão Organizadora.

Submeter Trabalho

Avaliação

Todos os resumos submetidos serão avaliados por um comitê científico, que determinará a aprovação ou rejeição do trabalho. Os pareceres serão enviados aos autores conforme o cronograma do evento. A Comissão Organizadora fornecerá um projetor para as apresentações, cabendo aos comunicadores(as) a responsabilidade por seu material e computador.

Critérios de Seleção

  • Pesquisas em andamento ou concluídas de iniciação científica, mestrado ou doutorado.
  • Alinhamento do resumo com os eixos temáticos do evento.
  • Incentivo à apresentação de comunicações em coautoria.

Pagamento das Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 15 de julho de 2025, com cartas de aceite enviadas até 31 de julho de 2025. O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado somente após o recebimento da carta de aceite. Somente o autor deve pagar a taxa. 

Nível de Formação Taxa
Graduando(a) R$ 25,00
Pós-graduando(a) (mestrando, mestre, doutorando, aluno especial) R$ 40,00
Doutor(a) R$ 60,00

Instruções de Pagamento

  1. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado via PIX, utilizando a chave fornecida abaixo, até o dia 15/08.
  2. O pagamento deve ser efetuado somente após o recebimento da carta de aceite.
  3. O comprovante de pagamento deve ser enviado à Comissão Organizadora por meio da Área do Participante.
  4. Preencha o valor do PIX conforme o nível de formação do participante.

Dados para pagamento:
Chave PIX: 2d25c6d4-a8a0-414b-957b-07b500fe3f9d
Titular: Deborah Danny da Silva Pereira

Realizar Pagamento

Observação: Inclua na descrição do PIX o seu nome completo seguido de “jornada”. Exemplo: "Gustavo dos Santos Jornada".

Sessão de Lançamentos de Livros e Periódicos - IV Jornada

A IV Jornada comunica a abertura das inscrições para a sessão de lançamentos de livros e periódicos, a ocorrer na modalidade presencial.

Quem pode participar?

Obras lançadas entre setembro de 2023 e aquelas com previsão de lançamento até setembro de 2025.

Informações do Evento

  • Prazo final para inscrição: 20/08/2025
  • Data da sessão de lançamentos: 10/09/2025 às 18h
  • Local: A definir

Procedimentos para Inscrição das Obras

  1. A(O) proponente deverá realizar seu cadastro geral no sistema do Labeurb.
  2. A partir do cadastro geral realizado, a(o) proponente deve acessar sua Área Restrita do Inscrito no sistema com login e senha e indicar a opção de "registro de livros e/ou revistas para Lançamento".
  3. Enviar para cada obra/título:
    • Título
    • Capa da obra inscrita (imagem em formato JPG/JPEG, fundo branco e com dimensões de 400 x 400 pixels)
    • Autor(a)/es
    • Sinopse
    • Editora
    • Link (caso seja e-book)

Inscrever Obra

Observações Adicionais

  1. A quantidade de exemplares a ser disponibilizada para o Lançamento depende da expectativa e planejamento de cada autor/a ou editora.
  2. O transporte dos livros é de inteira responsabilidade de autores/as ou editoras.
  3. Para obras on-line, será disponibilizado um projetor.
  4. A inscrição de livros e periódicos para a sessão de lançamentos será gratuita.

Procedimentos para o Dia do Lançamento

  1. O lançamento somente será permitido no espaço indicado e delimitado pela Organização.
  2. Cada autor/a ou expositor/a terá uma mesa e uma cadeira para apoio ao lançamento de seu título.
  3. A comercialização das obras é de responsabilidade exclusiva de autores/as ou editoras vinculadas.

Comissão Organizadora

Presidentes da Comissão Organizadora

  • Cristiane Costa Dias (Unicamp)
  • Renata de Oliveira Carreon (Unicamp)

Membros da Comissão Organizadora

  • Alana Gabriela dos Santos Bastos (Unicamp)
  • Andressa Almeida (Unicamp)
  • Anna Cypreste (Unicamp)
  • Cristiane Costa Dias (Unicamp)
  • Deborah Danny da Silva Pereira (Unicamp)
  • Isabela Pereira Andrade (Unicamp)
  • Juliana Andina Batista (Unicamp)
  • Laura Nice Dias da Silva (Unicamp)
  • Marcondes Abreu (Unicamp)
  • Paola Susana Mendoza Champi (Unicamp)
  • Renata de Oliveira Carreon (Unicamp)