CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO

O Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb e a Rede franco-brasileira de pesquisa sobre análise do discurso digital – A2DI, organizam em co-parceria, o evento Cidade Conectada: discurso, interação e mobilidade - VIII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2015, no Laboratório de Estudos Urbanos-Unicamp.

O evento Cidade Conectada - discurso, interação e mobilidade, contará com conferências e mesas redondas promovendo um amplo debate sobre os discursos no espaço digital e o urbano, discutindo questões como:

- como são produzidos e como circulam os discursos nas cidades conectadas vistas como universos discursivos digitais?

- que relação é possível entre o que chamamos “novas práticas de comunicação” nos dispositivos digitais, e as formas, funções e status do discurso?

- que posição, que lugar e que forma-sujeito se constitui no universo discursivo digital constituído pelas cidades inteligentes?

O Labeurb é um centro de referência na pesquisa multidisciplinar sobre a cidade e o urbano, analisados a partir perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história.

O objetivo da Rede A2DI é dar conta da dimensão digital dos discursos nativos da internet, isto é, produzidos online. Trata-se de discursos produzidos sobre/na web dita 2.0, a web social, a web das redes sociais numéricas, mas também os discursos produzidos em fóruns ou outros lugares discursivos, e ainda os discursos/dados que constituem aquilo que começamos a chamar web 3.0.  Os projetos da rede A2DI se desenvolvem levando em conta a dimensão histórica e epistemológica necessária ao estudo dos discursos digitais.

Pesquisadores
- Eduardo Guimarães
- Cristiane Dias
- Marie-Anne Paveau
- Braulino Nunes
- Cida Grecco
- Cleyton Torres
- Guilherme Ferragut
- Jaqueline Gonçalves Araújo
- Mariana Garcia de Castro Alves
- Rômulo Osthues

Local: Auditório do Labeurb/Unicamp

Data: 17/11/2015

9h – Abertura Oficial

9h30 – Apresentação da Rede franco-brasileira A2DI – Análise do Discurso Digital
Marie-Anne Paveau (Université de Paris 13 Sorbonne Paris Cité)
Cristiane Dias (Labeurb/Nudecri-Unicamp)

10h – Lançamento do livro "Linguagem e Moral: uma ética das virtudes discursivas", de Marie-Anne Paveau.

10h30 – Conferência de Abertura: La voix des sans-parole dans les technodiscours urbains
Marie-Anne Paveau (Université de Paris 13 Sorbonne Paris Cité)

12h30 – Almoço

14h – Mesa-redonda – Corpo e cidade conectada
Greciely Cristina da Costa (Univas)
Mari Zulian (CTI/Unicamp)
Mediadora: Ana Silvia Couto Abreu (UFScar)

16h15 – Apresentação do aplicativo sobre cidade digital
Grupo e-urbano

Data: 18/11/2015

9h – Mesa-redonda – Identidade e mobilidade
Laura Gabrielle Goudet (Université de Rouen)
Cristiane Dias (Labeurb/Nudecri-Unicamp)
Mediadora: Mariana Garcia de Castro Alves (PG-IEL)

11h00 – Café

11h30 – Do Urbano e do Digital nas Artes Visuais: uma conversa sobre videoperformance, live cinema e documentário expandido.

12h30 – Almoço

14h00 Mesa-redonda - Interação e Localização na cidade conectada/
Marta Kanashiro (Labjor/Nudecri-Unicamp)
José Simão da Silva Sobrinho (UFU)