A MPB no regime militar: silenciamento, resistência e produção de sentidos


resumo resumo

Olimpia Maluf-Souza
Fernanda Surubi Fernandes
Ana Cláudia de Moraes Salles



especificamente, no que concerne à nossa materialidade: quando uma canção, composta no Regime Militar, produz interpretações variadas por diferentes posições-sujeito.

No período militar, a censura local era feita pela DCDP, departamento que tinha como função avaliar, atribuindo o veto ou a liberação às produções artísticas, a partir das formulações das letras das músicas pelos seus compositores. Com essa divisão instituída, houve autores que, em caso de vetos, recorriam das decisões dos censores, alegando categoricamente que suas músicas estavam isentas de qualquer crítica política. Mas, também compositores que afirmavam em entrevistas, depois de extinta a ditadura, que suas canções eram verdadeiros protestos e ainda assim eram liberadas. Esse funcionamento mostra o caráter cambiante da interpretação, pois, além de os censores interpretarem uma mesma composição de forma distinta, os compositores, por seu lado, tentavam firmar suas acepções mediante o objeto de sua autoria. Com isso vemos que as tentativas de unificação interpretativa são, portanto, inviáveis, pois, segundo Pêcheux (2012, p. 53), “[...] toda sequência de enunciados é linguisticamente descritível como uma série (léxico-sintaticamente determinada) de pontos de deriva possíveis, oferecendo lugar à interpretação.” O espaço da língua(gem) é exatamente onde o diferente, o outro sentido reside.

 

3. Flamengo até morrer: embates entre o silenciamento e a resistência na/para a produção de sentidos

 

Na Análise de Discurso, tomamos os movimentos, os equívocos, como intrínsecos à língua, como elementos fundamentais na produção e na constituição de sentidos. Tendo isso em vista, procuramos compreender esse funcionamento da língua a partir da música Flamengo Até Morrer e das diferentes interpretações resultantes dela, durante o período de ditadura.

 

  1. Flamengo Até Morrer

 

Parece que finalmente, resolvemos o dilema,
Dario e Doval jogando juntos sem problema
Eu como um prato a menos
Trabalho um dia a mais
E junto um trocadinho
Pra ver o meu Flamengo
Que sorte eu ter nascido no Brasil