A MPB no regime militar: silenciamento, resistência e produção de sentidos


resumo resumo

Olimpia Maluf-Souza
Fernanda Surubi Fernandes
Ana Cláudia de Moraes Salles



Departamento Oficial de Propaganda, criado por Getúlio Vargas, que posteriormente foi substituído, em 1934, pelo Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC), que, em 1939, deu lugar a outra divisão que seguia os padrões das duas primeiras: o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)[1]. Essas três seções tinham como objetivo controlar não só as publicações artísticas, como também as midiáticas, disseminando informações convenientes ao governo com discursos patrióticos e adesistas.  Assim, era conferida ao governo a exclusividade comunicativa e cultural do país.

Percebemos, com as coincidências entre as divisões do período autoritarista de Vargas e as do Regime Militar, que “[...] mesmo após a desmontagem da máquina ditatorial do Estado Novo, muitos de seus componentes perduraram e foram reativados na experiência ditatorial [que vigia]” (LENHARO, 1986, p.11). Desse modo, tendo como base os ditames das organizações da era Vargas, período que também aludia ditadura e controle, a DCDP (Divisão de Censura de Diversões Públicas), vigente no Regime Militar, tinha como tarefa avaliar previamente, as obras artísticas de todas as ordens, atentando-se desde questões morais, que iam contra os valores e os ‘bons costumes’, até aos protestos e às incitações de resistência.

Dentre as diversas categorias de produção artística; como o cinema, o teatro, o rádio, a televisão e a literatura; podemos dar destaque à Música Popular Brasileira como maior alvo dos cortes da censura. Vários cantores utilizaram desse gênero musical – característico da identidade do país, devido à sua constituição miscigenada com origens indígenas, negras e europeias



[1] Censura Musical.com. Disponível em: www.censuramusical.com.br. Acesso em: 17 Jul. 2012.

[2] Brasil Cultura. Origens da Música popular brasileira. Disponível em: <http://www.brasilcultura.com.br/historia/origens-da-musica-popular-brasileira/>. Acesso em: 09 Mai. 2012.