Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional


resumo resumo

Rita de Cássia da Conceição Gomes
Soneide Moura da Costa
Joabio Alekson Cortez Costa



Figura 09- Concentração de lojas de confecções

 

As ruas de comércio Pompéia, Chegança e Boa Sorte enquadram-se na tipologia comércio tradicional. Nas palavras de Barreta (2012, p 13) o comércio tradicional “é formado por pequenos estabelecimentos, generalistas ou especializados na oferta de um número reduzido de produtos afetos a ramos de atividade específicos”.

Considerações finais

As características do comércio de proximidade, ou seja, aquele comércio que está próximo da realidade do cliente não só fisicamente, mas também social e econômico, são bem evidenciadas no contexto das ruas da Pompéia, Chegança e Boa Sorte. Durante a pesquisa de campo, observamos que muitos comerciantes locais mantêm relações bastante próximas com os consumidores. Ademais, percebemos que o espaço interior e a própria fachada da maioria dos estabelecimentos são simples, e não apresentam grandes inovações no que se refere à organização interna, à ambientação e ao tipo de material de fabricação dos móveis.

Essa situação deriva do fato de as atividades comerciais, ao longo dessas ruas, terem surgido basicamente para suprir as demandas da população residente nas proximidades. Logo, elas se adaptaram à capacidade de consumo desse grupo, e conquistaram a sua clientela.

Afora isso, muitos dos moradores que ali residiam, enxergando a possibilidade de obter rendimentos e garantir a própria reprodução familiar, investiram na criação do próprio negócio, e por já terem estabelecida uma rede de relações anterior com os que ali viviam, conseguiram conquistar clientes fidedignos.

Fonte: Acervo dos autores, 2015.