Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional


resumo resumo

Rita de Cássia da Conceição Gomes
Soneide Moura da Costa
Joabio Alekson Cortez Costa



O comércio da referida rua está presente em toda a sua extensão, e apresenta perfil de lojas bastante variado, marcado pela presença de estabelecimentos que vão desde pequenas lan houses até lojas de móveis e farmácias, cuja área física é maior, se comparada às dos demais estabelecimentos.

Desta forma, na rua de comércio da Chegança existem formas modernas e tradicionais de comércio, conforme a figura abaixo (figura 08), na qual existem dois supermercados, porém, um deles, o da esquerda, mantém uma fachada bastante atrativa, com horário de atendimento estendido durante o almoço; enquanto ao seu lado, encontra-se um supermercado de pequeno porte, de aparência física deteriorada.

Importa fazer uma ressalva: na Rua da Chegança, mesmo nos estabelecimentos cujas formas físicas e a organização interna incorporam elementos vistos como modernos, a mercadoria comercializada nesta é compatível com o poder aquisitivo da população do bairro Lagoa Azul.

Figura 08 - Coexistências de estabelecimentos comerciais

 

É característica também a forma de exposição da mercadoria, principalmente quando se refere às lojas de confecções (figura 09). Na porção mais central da rua da Chegança vemos um aglomerado de lojas de confecções, nas quais, algumas mercadorias são apresentadas em manequins dispostos de forma desorganizada sem a aparente preocupação para a disposição ou combinação das mercadorias. Assim, ao invés de despertar a atenção do consumidor como pretende, os manequins acabam sendo subutilizados, e a mercadoria já não consegue se projetar de maneira cativante aos olhos de quem passa em frente à loja.

Fonte: Acervo dos autores, 2015.