Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional


resumo resumo

Rita de Cássia da Conceição Gomes
Soneide Moura da Costa
Joabio Alekson Cortez Costa



No trecho compreendido entre as ruas “Itororó” e “A Salomé”, dispostas perpendicularmente à Pompéia, tem a presença de lojas especializadas na comercialização de um determinado segmento de produto, concentradas em uma porção da extensão da rua; destacam-se as lojas de vestuário, cujas mercadorias são de baixo preço, e reúnem características semelhantes ao tipo de material de fabricação, às faixas de preços e às estampas que, na sua maioria, são de cores vibrantes (figura 03).

Neste recorte, o fluxo de pessoas é mais dinâmico em relação ao restante da rua, uma vez que próximo às lojas de confecções também verificamos a oferta de serviços, como casas lotéricas, clínicas odontológicas, salão de beleza, lanchonete etc.

Entre as ruas “A Salomé” e a “Travessa Hortência”, evidencia-se a localização alternada de farmácias populares e clínicas odontológicas, ambas de caráter popular.

 

Figura 03 - Porção da rua de comércio Pompéia com predominância de lojas de confecções

 

 

Quanto à análise dos aspectos da rua de comércio Boa Sorte (figura 04), esta apresenta uma tipologia de lojas variadas, possui estabelecimentos comerciais de pequeno porte, e está voltada para atender à população de classe menos favorecida.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo dos autores, 2015.