Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional


resumo resumo

Rita de Cássia da Conceição Gomes
Soneide Moura da Costa
Joabio Alekson Cortez Costa



Os valores anunciados são expressões evidentes de uma atividade comercial que tem como principal característica o caráter familiar, sendo, portanto, um comércio que se reproduz em bases tradicionais; ou seja, apresenta formatos, composição e lógicas de reprodução que se distanciam de um comércio moderno.

Porém, o fato desse comércio ser do tipo tradicional, não significa que o mesmo se encontre fora do circuito de produção capitalista em sua totalidade. Muito pelo contrário, há uma reprodução que contribui de maneira significativa para a reprodução do capital. Sendo assim, esse comércio também é um fator importante para a produção do espaço urbano.

Desse modo, ainda que prevaleçam os empreendimentos comerciais que disponibilizam ao consumidor mercadorias de baixo custo, como vestuário, em sua maioria, oriundo do polo industrial têxtil do agreste pernambucano, podemos encontrar nessas ruas, lojas especializadas em venda de eletrônicos, clínicas odontológicas, restaurantes, lanchonetes, casas lotéricas, farmácias, padarias, dentre outros.

Fazendo uma leitura individual de cada rua estudada temos a seguinte realidade. No que concerne às características propriamente ditas das ruas fazemos as seguintes considerações. A rua de comércio da Pompéia (figura 02), apresenta uma tipologia variada ao longo da sua configuração, no que diz respeito ao tipo de comércio instalado.

 

 

Figura 02 - Rua de comércio Pompéia

 

 

Fonte: Acervo dos autores, 2015.