Notícias

Nesta seção da revista Rua, trazemos as principais notícias do segundo semestre de 2022 sobre as atividades do Laboratório de Estudos Urbanos. As notícias detalhadas, assim como a documentação (vídeos, fotos e publicações impressas, quando o caso), podem ser consultadas por meio do Portal do Labeurb ou no CEDU (Centro de Documentação Urbana).

Em dezembro, acontece o I Encontro Política e Linguagem - Homenagem aos 20 anos do livro "Semântica do acontecimento" de Eduardo Guimarães, organizado pelo Grupo de Práticas em Semântica e Discurso da UFBA, em que o autor fará a conferência de encerramento.

Em novembro, o Labeurb promoveu o XI Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem que comemorou 30 anos da inauguração do laboratório e 30 anos da publicação do livro “As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos” de Eni Puccinelli Orlandi. O evento contou com mesas que exploraram a importância do livro e com a conferência da autora “Violência ético-política da significação e o silêncio”.  

Neste mês, também foi lançado o volume 12 da série Escritos que apresenta uma parte inicial das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto “Imagens da Cidade: discurso e produção de conhecimento”, coordenado pela pesquisadora Greciely Cristina da Costa e financiado pela Fapesp.  

Cristiane Dias abordou o tema “Memória e conhecimento na materialidade digital” no encontro do Grupo de Pesquisa Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi), da Universidade Federal de Rondônia. Enquanto Carolina Rodríguez participou da Journée doctorale sur le Paraguay et la région: jo-paraquaria, au delà des frontièrie. Já a pesquisadora Claudia Pfeiffer apresentou a palestra “Políticas linguísticas sob o olhar da HIL” junto ao curso de Bacharelado em Linguística do IEL/UNICAMP.

Ainda em novembro, Claudia Pfeiffer participou da organização do evento “Extrativismo mineral e a questão ambiental: entre enfrentamentos e (re)existências, realizado pelo CRIAB/UNICAMP. A pesquisadora também co-organizou, junto com Ana Cláudia Fernandes Ferreira e Marcos Barbai, a conferência “Encruzilhadas interseccionais em dicionários de língua portuguesa: uma política de nomeação colonial” com Isadora Machado da UFBA.

No mês de outubro, aconteceu o Seminário regional do I Congresso Internacional de Análise do discurso digital: caminhos e perspectivas que buscou (re)pensar questões prementes da Análise do discurso digital e contou com pesquisadores do E-urbano, coordenado por Cristiane Dias na Unicamp, e do Leedim, coordenado por Roberto Baronas na UFSCar.

Greciely C. Costa coordenou o  Simpósio Temático “Direitos Humanos e Análise de Discurso: uma leitura entre Estado e sociedade” no VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar. E a pesquisadora Cristiane Dias participou da oficina "Memórias, Histórias, Identidades e Territórios" promovida pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz.

Também em outubro Claudia Pfeiffer coordenou, junto com Mariza Vieira da Silva e Verli Petri, o Simpósio “Políticas e práticas linguísticas: relações entre a técnica e as demandas, o simbólico e o político” no VII SIMELP. A pesquisadora também participou do XV CELSUL na Universidade Federal do Paraná, coordenando o Simpósio História das Ideias Linguísticas, junto com Thaís Costa.

Em setembro, Cristiane Dia e Greciely C. Costa coordenaram o Fórum Permanente: Mobilidade Urbana e Trabalho na Cidade que propôs um debate sobre o trabalho mediado pela tecnologia e seus reflexos, trazendo vozes da sociedade civil, do poder público e da academia.

Cristiane Dias ministrou o minicurso “Memória e arquivo digital”  e proferiu a aula magna “Texto e discurso digital: a noção de textualidade seriada”, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS. 

Claudia Pfeiffer participou da co-organização do VI SEDISC, realizado em parceria entre Unisul, UFRGS e UNICAMP. A pesquisadora também co-coordenou o eixo Educação, Ciência, Discurso com a promoção de uma mesa-redonda, um simpósio e uma sessão de comunicação vinculados ao eixo.

Em julho, Claudia Pfeiffer proferiu a conferência “Língua e Ensino, um olhar pela HIL” proferida junto ao Programa de Pós-Graduação de Estudos da Linguagem da UFF.