Notícias

Confira os destaques do Labeurb no primeiro semestre de 2025. Detalhes completos, registros em vídeos, fotos e publicações estão disponíveis no Portal do Labeurb, no Centro de Documentação Urbana (CEDU) ou em nossas redes sociais.

Em junho, Marcos Barbai participou do Colóquio Brasileiro de Psicanálise em Paris, na Embaixada do Brasil na França. Com o tema "Diversidade, identidade, singularidade – um ponto de vista psicanalítico", o evento reuniu psicanalistas brasileiros e franceses em torno de debates sobre colonialidade, racismo, gênero e discurso capitalista.

Também em junho, Claudia Pfeiffer participou do 3º Congresso MíDiTeS – Mídias Digitais, Tecnologia, Educação e Sociedade, com o trabalho “Popularização da ciência e letramento científico para a construção de uma cacauicultura resiliente às mudanças climáticas globais”, escrito em co-autoria com Talita Gantus de Oliveira e Simone Pallone de Figueiredo. 

Ainda no mês de junho, Claudia Pfeiffer compôs a mesa Carreira Pq: Desenvolvimento e Perspectivas que fez parte das celebrações dos 20 anos da criação da Carreira - Pq na Unicamp.

Em maio, o Labeurb promoveu a Jornada Inventar mundos possíveis, cidades e tecnologias populares, que articulou debates sobre mobilidade, trabalho digno e apropriação popular da tecnologia em territórios urbanos. Pela manhã, o Conversa de Rua reuniu representantes da Cooperativa Señoritas Courier, do MTST, da plataforma Contrate Quem Luta, da FCCR e da Casa de Cultura Tainã. À tarde, a Oficina TecnoPopular apresentou noções básicas de programação e design solidário para lideranças comunitárias de Campinas e região, com foco em como as tecnologias podem fortalecer economias locais e articulações políticas nos territórios.

Em abril, os pesquisadores do Labeurb Carolina Rodríguez, Claudia Pfeiffer e Eduardo Guimarães participaram do evento de abertura das Comemorações dos 20 anos da Carreira de Pesquisador-PQ da Unicamp. O evento foi realizado pela COCEN que promoverá um programa de eventos ao longo de 2025.

Em março, o Labeurb integrou a programação da 1ª Feira de Ciências e Arte da Cocen/Unicamp, realizada nos dias 15 e 16 no Centro Cultural CIS-Guanabara. Na ocasião, foi exibido o curta-metragem Jovens da Capadócia: Território e Memória, produzido em parceria com moradores do bairro Capadócia, em Campinas. O filme é resultado do projeto Documentação e Arquivos com Memória da Periferia, financiado pelo 4º Edital PROEC – PEX 2022.

Em fevereiro, teve início o ciclo 2025 do projeto de extensão “Vulnerabilidade social, política pública e discurso na cidade”, parceria entre o Labeurb e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas. No decorrer do semestre foram 6 encontros com a presença dos pesquisadores Claudia Pfeiffer, Cristiane Dias, Greciely Costa e Marcos Barbai.

Ainda em fevereiro, pesquisadores do Labeurb participaram do Colóquio Internacional Actualité de Michel Pêcheux, realizado entre os dias 5 e 7, em Paris. Eni Orlandi abriu o evento com a conferência Je dérange: la marque d’une actualité. Cristiane Dias discutiu novos conceitos da análise do discurso digital, enquanto Greciely Costa abordou memória, imagem e discurso. Carolina Rodríguez-Alcalá apresentou reflexões sobre ideologia, psicanálise e linguagem, e Marcos Barbai, em coautoria com Paul Henry, discutiu política, sujeito e linguagem contemporânea.

No mesmo mês, Marcos Barbai organizou uma visita à Bibliothèque Sigmund Freud, da Société Psychanalytique de Paris, acompanhado por Bethania Mariani (UFF), José Luís Jobim (UFF) e Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS). Recebidos por Delphine Charriaud, e com articulação de Nahil-Sarah Wehbé, diretora da biblioteca, o grupo conheceu o acervo de mais de 50.000 obras e periódicos que fazem da instituição uma das principais referências mundiais em psicanálise.



RESENHA
resenha

ARTES
artes