Espaço urbano pela narratividade dos anúncios de Jornal no Brasil oitocentista

Urban space by the narrativity of newspaper ads in 19th century Brazil


Vinicius Brito*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Como a imprensa anunciava o espaço urbano no Brasil oitocentista? A partir da questão de pesquisa, analisa-se neste trabalho o discurso sobre espaço urbano brasileiro, especialmente no tocante à morada no século XIX. O objetivo geral do artigo é analisar anúncios pertinentes a essa temática no Diário do Rio de Janeiro(DRJ) e os objetivos específicos são verificar textos da imprensa dos oitocentos frente à História do Jornalismo e analisar a narratividade mesma dos anúncios em circulação. Filiando-se teórica e analiticamente à Análise do Discurso, a investigação reúne textos das seções de venda e aluguel de moradas no DRJ de 1821 a 1831, sendo a consulta feita pela Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Nos anúncios analisados, há uma relação parafrástica entre casa e propriedade, efeito do pré-construído no discurso autorizado pela narratividade dos jornais.
Palavras Chave: Análise do Discurso; História do Jornalismo; Espaço urbano; Narratividade; Anúncios de Jornal; Século XIX.



Abstract:

How did the press announce urban space in nineteenth-century Brazil? From the research question, this paper analyzes the discourse on Brazilian urban space, especially regarding the address in the nineteenth century. The general objective of the article is to analyze pertinent ads to this theme in the Diary of Rio de Janeiro(DRJ) and the specific objectives are to verify texts of the press of the eight hundred against the History of Journalism and to analyze the same narrativity of the ads in circulation. Theoretically and analytically affiliated with Discourse Analysis, the research brings together texts from the sale and rental sections of the DRJ from 1821 to 1831, and the consultation was made by the Digital Library of the National Library. In the ads analyzed, there is a paraphrastic relationship between home and property, the effect of the pre-built discourse authorized by the narrative of newspapers.
Keywords: Discourse Analysis; History of Journalism; Urban space; Narrativity; Newspaper advertisements; XIX century.





Para citar essa obra:
BRITO, VINICIUS; Espaço urbano pela narratividade dos anúncios de Jornal no Brasil oitocentista. In: RUA [online]. Volume 26, número 1 - e-ISSN 2179-9911 - Junho/2020. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8658775

--------------------------------------------------------------------

*Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5567-6284. E-mail: viniciusdebrito@gmail.com.