Imagens da Cidade: Discurso e Produção do Conhecimento


Coordenação

Greciely Cristina da Costa

Equipe

Pesquisadores integrantes: Caciane Souza de Medeiros (UFSM), Carolina María Rodríguez (Labeurb/Unicamp), Claudia Regina Castellanos Pfeiffer (Labeurb/Unicamp), Cristiane Pereira Dias (Labeurb/Unicamp), Eduardo Roberto Junqueira Guimarães (Labeurb/Unicamp), Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (Unicamp), José Horta Nunes(Labeurb/Unicamp), Maraisa Lopes (UFPI), Marcos Aurélio Barbai (Labeurb/Unicamp).

 Alunos de pós-graduação integrantes: Priscila Cristina Ferreira, Thais Ribeiro Alencar, Victória Bernardino Coelho, Guilherme Henrique Vicente, Clevisvaldo Pinheiro Lima.

Financiamento

Fapesp - Processo:18/26073-8

Convênio
Data de início 2020
Data de término em andamento
Descrição

Tendo em vista que no domínio do Saber Urbano e Linguagem busca-se compreender as relações de sentido entre sujeitos, saberes e as cidades, nossa proposta de trabalho é realizar pesquisas que observem essas relações a partir do funcionamento discursivo de imagens da cidade. Interessa-nos compreender de que modo a cidade (se) significa na e pela imagem, o que pressupõe analisar como a imagem produz efeitos de evidências e afeta os sujeitos em seus laços sociais, em suas formas de existir. Para isso, propomos analisar o discurso da cidade tomando a imagem como lugar de observação dos fenômenos sociais. Dessa forma, almejamos fazer da imagem um observatório da cidade, tornando-a um observatório das relações sociais (de sentido) no espaço urbano a fim de problematizar o regime de visualização e visibilidade do mundo, ou seja, o que é dado a ver em sua não-coincidência com o que é visível. Sendo assim possível aventar um trabalho de desnaturalização desse regime bem como, na tentativa de responder à demanda por gestos de interpretação particulares sobre o espaço urbano, inaugurar um lugar específico de questões para a imagem na relação com a produção de conhecimento da/sobre a cidade.