Nova edição da Linguagem & Ensino traz artigo de pesquisadora do Labeurb.

O periódico Linguagem & Ensino acaba de publicar sua nova edição que traz o artigo "História das ideias linguísticas e sua institucionalização: um primeiro percurso em um programa coletivo de pesquisa" escrito por Thaís de Araujo de Costa, Vanise Gomes de Medeiros, Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, Amanda Scherer.

A revista é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas e segunda as organizadoras a "proposição deste número temático se fez a partir da observação das contribuições trazidas pela Análise do Discurso pecheutiana na produção de reflexões sobre a construção de conhecimentos e/ou discursos sobre a língua(gem), e de uma compreensão acerca da importância de se olhar para esses modos de conhecer as línguas, de dizê-las, bem como de observar como esse conhecer-dizer as línguas e relacionar-se com elas ressoa no conjunto de políticas e prática linguísticas, educativas e de ensino de línguas de que somos (a que estamos), de alguma forma, sujeitos.

Num período em que vivemos tantos embates no campo da educação, e em que vemos palavras como liberdade de escolha, flexibilização, neutralidade, entre tantas outras, fazendo ressoar sentidos sobre a educação e as línguas, sobre os sujeitos e suas práticas, é urgente que nos perguntemos sobre o lugar da(s) língua(s) nas práticas educativas, seu modo de estar, suas possibilidades. É urgente repensar as formas de ler o político que atravessa as diferentes formas de produzir leituras, os modos de se construir conhecimento e de dizê-lo, as políticas de produção e acesso ao conhecimento, o construir/divulgar conhecimento como um ato político. Isso é o que encontramos no conjunto de textos que compõem esse número temático: olhares sobre a língua, a política, o conhecimento." (DE NARDI, F. S.; VINHAS, L. I.; MEDEIROS, V.   Apresentação: Produção do conhecimento, políticas linguísticas e ensino de línguas. in: Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 3, p. 377-383, jul.-set. 2021)