Labeurb promove II Encontro Temas em Saber Urbano Linguagem

O professor Wedencley Alves (UFJF) é o convidado para o II Encontro Temas em Saber Urbano Linguagem, que ocorrerá no dia 18 de novembro de 2020, às 14h00 e será transmitido on-line pelo site e pelas redes sociais do laboratório.  

Wedencley Alves irá falar sobre as disputas de narrativa na mídia brasileira em relação à pandemia de COVID-19. Confira abaixo o resumo de seu trabalho:

 Sobre pandemias, disputas simbólicas na mídia e corpos abjetos

Em meio à mais recente crise sanitária, um governante reagiu assim à ameaça de uma pandemia de extrema letalidade sobre a população brasileira: “Alguns vão morrer? Vão. É a vida”. Seguiram-se hesitações governamentais em prestar ajuda financeira aos mais pobres, descontinuidade de protocolos do SUS de combate a epidemias, indicações medicamentosas sem base científica, e um processo fatal de politização da pandemia via uso de redes sociais e teatralizações de mídia. Mas o que há de comum entre a declaração da figura pública, matérias de imprensa que apontam para mortalidade maior entre alguns grupos sociais, e a constituição histórica da saúde pública no país? Para ser objetivo: uma longeva formação discursiva que aponta para uma clivagem entre corpos imunes e corpos abjetos. É sobre esse fundo discursivo e histórico que discutiremos o embate travado entre atores da política, da ciência, e da sociedade organizada na mídia.