Fórum Permanente: "A Cidade em Disputa"

O Labeurb em parceria com  o Núcleo de Estudos de População(Nepo), a Faculdade de Engenharia Civil(FEC)/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Instituto de Geociências (IG),  o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC) Instituto das Cidades -Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)  promove o Fórum Permanente: "A Cidade em Disputa", a ser realizado na data de 13 de novembro de 2018, no Centro de Convenções da UNICAMP.

Ao se apresentar "A cidade em disputa" como tema importante diante dos objetivos dos Fóruns Permanentes, considera-se a atualidade e relevância dessa pauta para a sociedade e seu potencial no estreitamento de relações com a universidade. Uma dimensão importante do processo de produção do espaço, em uma sociedade capitalista, é a esfera de conflitos entre os diversos agentes modeladores do espaço urbano. A disputa pela possibilidade de satisfação de diferentes interesses envolvidos, parece ser sintetizada pela apropriação da cidade segundo o seu valor de uso e um valor de troca.  Tal assertiva afirma que entre o valor de troca da cidade mercadoria e o valor de uso da cidade, condição necessária de vida para a classe trabalhadora, há uma profunda oposição que gera um conflito básico e estrutural. Nesse contexto, considera-se que além do papel dos agentes públicos (executivo e legislativo), a ação e mobilização de cidadãos e cidadãs, organizados ou não em movimentos sociais, é tema de extrema importância. Assim, nesse Fórum se pretende discutir elementos centrais sobre o processo político, econômico, cultural e ambiental de produção do espaço e sua desigual distribuição, assim como os caminhos que poderiam ser (ou tem sido) adotados por organizações sociais, movimentos sociais e agentes públicos para enfrentar esta questão.
As inscrições para o Fórum "A CIDADE EM DISPUTA", deverão ser realizadas através do link  https://sistemas.preac.unicamp.br/admin/inscritos/novo/91
Veja aqui a programação: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/a-cidade-em-disputa