Publicação em homenagem a Eni Orlandi é lançada

Foi publicado, pela revista Traços de linguagem, acessível em https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos, um volume em homenagem à professora Eni Orlandi, fundadora e pesquisadora do Labeurb. O volume conta com a participação de Eduardo Guimarães e Claudia Pfeiffer, que também fazem parte do corpo de pesquisa do laboratório. 
No artigo "Instauração de um lugar de pesquisa, de uma posição pesquisadora – tributo a Eni Orlandi", Claudia Pfeiffer situa Eni Orlandi em relação ao espaço teórico da Análise do Discurso. Nas palavras da autora, Eni foi “a responsável pela institucionalização e pelos desdobramentos heurísticos desta teoria no Brasil, construindo possibilidades para que a AD se formulasse como teoria, como disciplina e como área de conhecimento” Já o artigo " Relações apositivas: dinâmica dos lugares de enunciação nas relações de designação" de Eduardo Guimarães, sob o arcabouço teórico da Semântica do Acontecimento, propõe “refletir sobre as questões da produção da designação observando uma relação muito particular entre as expressões linguísticas, a chamada relação apositiva [...] como um procedimento de reescrituração e não de articulação”. Para tanto, o artigo faz sondagens de textos específicos que justificam sua leitura. 
A Traços de Linguagem – Revista de Estudos Linguísticos é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT e do grupo de pesquisa Variação e invariantes na linguagem. Este primeiro número do volume 2 homenageia a professora e pesquisadora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi. Os trabalhos reunidos neste volume foram apresentados no V Encontro em Análise do Discurso: Estudos Orlandianos e no III Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, Identidade e Fronteira, realizados na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, em Campo Grande, de 07 a 09 de junho de 2017.