1ª edição do projeto LENDO NO CEDU - A Memória Saturada, de Régine Robin

Recentemente, o Centro de Documentação Urbana do Labeurb – CEDU inaugurou um novo espaço que contempla, dentre outras coisas, a possibilidade de uma frequência cada vez maior de leitores. A Sala de Leitura deste espaço se abre para o projeto Lendo no CEDU, que em sua primeira edição contemplará a obra A Memória Saturada, de Règine Robin, recém-traduzido pelas pesquisadoras Cristiane Dias e Greciely Costa e publicado pela Editora da Unicamp.

A proposta é ler a obra para se pensar discurso, arquivo e memória, bem como as questões que estão aí implicadas: esquecimento e mídia. Além disso, também discutir o vasto painel de referências literárias, históricas, sociológicas, além dos testemunhos e todo repertório cultural trazidos pela autora neste livro. Por meio da leitura e das várias interpretações trazidas pelo grupo, se buscará construir um mosaico com as referências trazidas pelos leitores participantes do projeto, resultantes de suas apropriações leitoras ao longo do tempo. Numa exposição aberta às leituras diversas, compreende-se que a leitura da obra A memória Saturada possibilita a ampliação de saberes literários, históricos, sociais, dentre outros, por intermédio do compartilhamento de ideias, compreensões, dúvidas e descobertas. O cinema; os museus; o holocausto; o avanço tecnológico; a fotografia; a arte; a memória, a mídia e o esquecimento; são vertentes múltiplas e possíveis de fomentar a discussão durante a leitura.

Portanto, durante o período de leitura a proposta é que se leia, de modo individual (porém juntos), em encontros quinzenais, a obra na íntegra dentro do espaço da Sala de Leitura do CEDU.

O projeto é organizado por Cida Grecco e realizado pelo Centro de Documentação Urbana do Labeurb (CEDU - Labeurb/Nudecri - Unicamp)

Lendo no CEDU - 1ª edição: “Memória Saturada: um mosaico de leituras”
Livro: Memória Saturada, de Régine Robin. Tradução de Greciely Costa  e Cristiane Dias. Editora da Unicamp, 2015. 
Duração: de 12/04/2017 até 13/09/2017
Dia e Horário: Quinzenalmente, às quartas-feiras, das 8h30 às 12h00.
Local: Sala de Leitura do CEDU - Labeurb
Número de vagas: 10
Para maiores informações e inscrições: publabe@unicamp.br